Foram revelados esta quarta-feira os locais e os primeiros capitães das inéditas « estafetas coletivas » do percurso da tocha olímpica.
“Cada uma das estafetas será uma oportunidade para mostrar cada modalidade, adicionando-lhe um toque inusual ou espetacular ou aumentando a notabilidade do desporto paralímpico”, acrescenta.
Assim, entre 8 de maio, dia em que a tocha chega a Marselha, depois do périplo inicial pela Grécia, e 26 de julho, data de início dos Jogos Olímpicos, a chama irá visitar diversos locais emblemáticos da França. www.paris2024.org.fr
Mais de 3.000 pessoas transportarão a tocha nestas estafetas e entre os capitães selecionados para liderar as diferentes equipas estão nomes como o nadador já retirado Camille Lacourt ou o ciclista Guillaume Martin.
No total, serão cerca de 10.000 os portadores da tocha no seu percurso, que se inicia em 16 de abril, em Olímpia, na Grécia. Depois de chegar a Marselha, a luz olímpica irá atravessar mais de 400 cidades, cinco territórios ultramarinos e percorrer 12 mil quilómetros.