Pedro Proença continua à frente da Liga de Clubes

FUTEBOL- Pedro Proenca esta tarde na sede da liga onde decorreram as eleicoes e que derrotou Luis Duque.Terca 28 de Julho de 2015 ASF / PAULO SANTO PEDRO PROENCA LIGA

Pedro Proença mantém-se na liderança da Liga. Porém, face à aprovação, por parte dos clubes, da alteração do atual modelo de gestão do organismo, terá o presidente em exercício de enfrentar um ato eleitoral para ser reconduzido no cargo.

Na Assembleia Geral desta segunda-feira, não houve qualquer pedido de demissão. Registaram-se, de resto, vários votos de apoio a Pedro Proença e ao trabalho realizado nos últimos cinco anos.

Verificou-se, contudo, o consenso generalizado sobre a necessidade de criar um novo modelo de governação, mais empresarial e com poderes reforçados, a fim de permitir que o presidente e a direção executiva possam implementar o plano estratégico traçado.

A possibilidade de serem feitas cinco substituições na I Liga foi aprovada por maioria dos clubes que validou também a promoção de Nacional e Farense ao principal escalão.

A medida aprovada por larga maioria, de acordo com a mesma fonte, vai entrar em vigor a partir da 26ª jornada, cujo primeiro jogo está marcado para esta terça-feira e vai opor Gil Vicente a Famalicão, em Barcelos.

A AG também aprovou a decisão tomada pela direção da LPFP em 05 de maio último de indicar como promovidos os dois primeiros classificados da II Liga, Nacional e Farense, e os dois últimos, Cova da Piedade e Casa Pia, como despromovidos ao Campeonato de Portugal, na sequência do cancelamento do segundo escalão devido à pandemia de covid-19.

O plano de apoio aos clubes do segundo escalão, através de um fundo de tesouraria da LPFP no valor de 1,52 milhões de euros (ME), complementar ao de um milhão criado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi igualmente aprovado.

Os dois fundos ascendem a 2,52 ME, o que pode representar individualmente para cada clube cerca de 170 mil euros, 108.500 euros através do mecanismo criado pela LPFP e 62.500 euros pelo da FPF.

Ainda em discussão na AG está o modelo de governação do organismo presidido por Pedro Proença, que vai apresentar um modelo com uma direção executiva, sem clubes representados.

 

Alfa/Lusa/abola/RTP.

 

Article précédentCovid-19: França regista 54 mortos em 24 horas
Article suivantCovid-19: Mais de 400 mil mortos e acima de sete milhões de infetados em todo o mundo