Pelo menos 37 feridos em colisão de cargueiro com pavilhão português com petroleiro americano

Pelo menos 37 vítimas da colisão de um cargueiro com pavilhão da Madeira com um petroleiro norte-americano ancorado ao largo do nordeste de Inglaterra foram hoje transportadas para terra, desconhecendo-se, por enquanto, o seu estado.

O incêndio deflagrado nas duas embarcações pelo embate desencadeou uma grande operação de salvamento, tendo o diretor executivo do porto de Grimsby East, Martyn Boyers, precisado que 13 vítimas foram transportadas para terra num navio Windcat 33, seguidas de mais 19 numa lancha do porto.

Um navio de carga registado na Madeira terá colidido com um petroleiro norte-americano ao largo da costa de East Yorkshire, no nordeste de Inglaterra, estando a Guarda Costeira britânica a coordenar os serviços de emergência.

A publicação digital Web Navy Lookout, dedicada a informações sobre a marinha britânica, revelou na rede social X que o petroleiro MV Stena Immaculate está em chamas depois de ter sido atingido pelo navio cargueiro MV Solong quando estava ancorado ao largo do estuário de Humber.

A guarda costeira britânica disse ter recebido o alerta às 09:48 e enviado um helicóptero de salvamento da região de Humberside, juntamente com barcos salva-vidas de Skegness, Bridlington, Maplethorpe e Cleethorpes.

Uma aeronave da Guarda Costeira e embarcações de combate a incêndios próximas estão também envolvidas nos esforços de salvamento, acrescentou.

Várias pessoas terão abandonado os navios na sequência da colisão devido a incêndios em ambas as embarcações, afirma a organização de socorro marítimo Royal National Lifeboat Institution (RNLI) num comunicado citado pela BBC.

Article précédentESPAÇO ABERTO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO – 8 DE MARÇO 2025
Article suivantDE TERRA EM TERRA, NAS MARGENS DA TRADIÇÃO – 09 DE MARÇO 2025