Peniche lança doce de pastelaria com algas inspirado nas rendas

Publié le 26 avril 2018

Bolachas produzidas com algas e decoradas com uma aplicação de açúcar inspirada nas rendas de bilros de Peniche são no sábado lançadas na cidade, para incrementar a inovação e a economia.

 

Peniche/Pastelaria/Rendas de Bilros:

“Queremos aproximar população e turistas das tradições e identidade locais, já que as rendas de bilros de Peniche têm mais de 400 anos, promovendo um produto diferenciador e inovador”, afirmou Ana Rita Petinga, vice-presidente da Câmara de Peniche, no distrito de Leiria.

A bolacha “Renda Doce” foi concebida por alunos e docentes de pastelaria da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, enquanto o design inspirado na renda de bilros pertence à Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, ambas as escolas pertencentes ao Instituto Politécnico de Leiria.

O novo doce vai começar a ser produzido e comercializado pelas Pastelarias Calé, com lojas em Peniche e Caldas da Rainha.

O gerente Luís Calé explicou à Lusa que quis associar-se ao projeto para homenagear as rendilheiras locais e contribuir para haver na cidade mais uma lembrança de Peniche para turistas.

Depois de há três anos ter lançado no mercado o pão de algas, sem adição de sal, “é uma oportunidade de negócio e para continuar a inovar”, acrescentou.

As bolachas, com sabores de caramelo, gengibre e lima, vão ser comercializadas em caixas de 12 unidades, que vão estar à venda a partir de sábado a um custo de sete euros cada.

A empresa de panificação tenciona produzir “uma centena de caixas por semana”, o que vai contribuir para um aumento de 5 a 10% na sua produção e faturação.

Além das pastelarias, as bolachas poderão vir a estar à venda em unidades hoteleiras e de restauração do concelho.

A empresa fatura por ano meio milhão de euros e emprega 30 trabalhadores.

 

Alfa/Lusa.


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background