Tem 1,67 metros de comprimento e quase 30 centímetros de diâmetro na parte mais grossa. Mas o que é mais extraordinário é mesmo o valor: o pénis embalsamado de uma baleia do século XIX foi vendido por 4 600 libras (5 200 euros) num leilão realizado na semana passada no Reino Unido.
O item fazia parte de um leilão de objetos fora do comum (« Out of the ordinary » era o nome do leilão), onde foram vendidos, por exemplo um urso polar embalsamado (22 800 euros), um fato que Michael Jackson usou na Dangerous Tour, em 1992 (18 200 euros), ou o esqueleto de um urso da Pré-História (14 800 euros).
Apesar do tamanho, o falo pesa apenas um pouco mais de 8 quilos, uma vez que é oco e está recheado com pelo de cavalo. Mark Wilkinson, especialista da leiloeira Sworders, explicou ao Atlas Obscura que dizia-se que antigamente os marinheiros usavam estes pénis da baleia para guardar tabaco, uma vez que ali ele se mantinha húmido e fresco durante toda a viagem.
O objeto pertencia a um particular que o comprou há cerca de 20 anos. Wilkinson diz que colocar um preço no objeto foi um desafio pois « não havia qualquer referência », nunca tal coisa tinha aparecido em leilões. A leiloeira fixou um valor de referência de 3900 a 5100 euros: o pénis acabou por ser vendido por 5200 euros. Agora fica a curiosidade de saber quem terá comprado tal objeto.
Alfa/DN.