Performance/Teatro : AIN’T MISS SAINT. Bilingue. O problema de uma má nota. Na Casa de Portugal

PERFORMANCE : AIN’T MISS SAINT

13 juin 2023 – 15 juin 2023 – à la Maison du Portugal, Paris

A peça “Ain’t Miss Saint” foi escrita pelo professor João Borges da Cunha (de Lisboa), já premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Universidade Católica Portuguesa.

 

Trata-se de um ‘falso monólogo’ interpretado e encenado por uma única actriz, a Sofia Borges (irmã do autor), que o fará numa versão bilíngue: a primeira parte em português e a segunda parte em francês. Conta-se a história do confronto entre uma aluna e um professor por causa de uma má nota.

Uma aluna reclama uma nota. O nome dela é Júlia, mas chama-se a si mesma menina. Ela, menina. De pé, em frente da mesa que é a secretária do professor a quem ela trata por senhor – e que mal ele a avaliou, o professor a quem ela trata por senhor –, a Menina Júlia protesta. E testa-o, a ele senhor. Não diz logo ao que vem, começa antes por atormentá-lo, ao senhor professor, com insinuações ínvias e molestas. E molesta-o. Só que por detrás da mesa, não há ninguém. Júlia fala apenas para uma cadeira vazia, um quadro rasgado, e a mesa que, puxada por uma corda, insiste em fugir-lhe. Quando já a mesa estiver a sair de cena, há-de Júlia transformar-se na pessoa com quem ela se insurge e protesta, e que é alguém de inesperado, alguém que Júlia não suspeitaria, não um professor, não um senhor. Mas também não Miss Saint.

La Maison du Portugal a le plaisir de vous inviter à assister à la performance théâtrale intitulée Ain’t Miss Saint, écrite et mise en scène par António Borges da Cunha, mettant en vedette l’actrice Sofia Borges.

Que se passe-t-il lorsque qu’une élève mécontente conteste une note ? La note n’est pas juste, mais la personne à qui elle se plaint n’est pas non plus exactement la personne responsable. Cette pièce de théâtre promet de captiver le public avec son texte raffiné et sa mise en scène soignée. António Borges da Cunha nous offre une création théâtrale unique, pendant que Sofia Borges incarne de manière magistrale le personnage central de Júlia.

Nous vous convions à rejoindre cette représentation exceptionnelle le 13 et le 15 juin à 19h à la Maison du Portugal – André Gouveia. Venez découvrir cette performance artistique d’une grande intensité et laissez-vous emporter par le talent de ces artistes d’exception.

Article précédentComemoração do Dia de Portugal em França é no dia 8, no Palais d’Iéna. Com concerto clássico
Article suivantJoão Pinheiro arbitra final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e FC Porto