A pianista portuguesa Maria João Pires foi distinguida com o Praemium Imperiale, um prémio internacional atribuído pela Associação de Arte do Japão.
O Praemium Imperiale reconhece anualmente o contributo internacional de cinco personalidades nas Artes e na Cultura e, na 35ª. edição, uma das artistas premiadas foi a pianista portuguesa Maria João Pires. Segundo a organização, o prémio tem um valor monetário de cerca de 95.000 euros e será entregue aos cinco laureados numa cerimónia marcada para o dia 19 de novembro, em Tóquio.
Não é a primeira vez que uma personalidade portuguesa recebe o Praemium Imperiale. Pois em 1998, o prémio referente à Arquitetura tinha sido atribuído a Álvaro Siza.
Maria João Pires, que completou 80 anos em julho, é a mais internacional e reputada dos pianistas portugueses, com um percurso artístico que remonta a finais dos anos de 1940, quando se apresentou pela primeira vez em público, aos quatro anos. Na próxima semana, prepara-se para iniciar uma digressão pela Coreia do Sul, que se estenderá até ao final de outubro, prosseguindo depois com uma dezena de atuações na Europa.
Rádio Alfa com LUSA