Pianista Maria João Pires e Orquestra da Gulbenkian abrem temporada cruzada França/Portugal em Paris

Alfa

A abertura oficial da « saison croisée », que durará 9 meses em 2022, será em Paris e terá três momentos fortes: no dia 12 de fevereiro, com um concerto da pianista Maria João Pires e da Orquestra da Fundação Gulbenkian na Philharmonie de Paris; a 13 de fevereiro com um concerto dedicado às “Vozes Lusófonas” no Théâtre du Châtelet; e a 14 de fevereiro, com um festival que incluirá intervenções de vários artistas portugueses.

« Partindo de um passado comum entre Portugal e França, a Temporada Portugal-França 2022 abrirá caminho para novas colaborações entre artistas, cientistas, investigadores e empresários, contribuindo para uma Europa cada vez mais colaborativa e comprometida com os valores que a unem », informa a organização.

A Temporada Portugal-França 2022 decorre de fevereiro a outubro de 2022 sob o mote « O sentimento Oceânico », com uma programação diversificada que inclui mais de 200 eventos e 400 entidades em ambos os países.

A iniciativa assume-se como « um instrumento de cooperação nas vertentes política, cultural, económica e científica, traduzindo-se em numerosas colaborações entre municípios, instituições culturais, universidades, escolas e associações portuguesas e francesas », explica a organização, em comunicado.

« A programação desenvolver-se-á em quatro eixos centrais: Europa, Oceano e Sustentabilidade, Igualdade e Juventude, encontrando-se estes temas em exposições, festivais, concertos, ações de intercâmbio e formação, fóruns e conferências », acrescenta a mesma fonte.

A presidência da Temporada Portugal-França 2022 foi confiada a Emmanuel Demarcy-Mota e tem duas comissárias: Manuela Júdice, pela parte portuguesa, e Victoire Bidegain Di Rosa, pela parte francesa.

O encenador luso-francês Emmanuel Demarcy-Mota é o diretor da « saison » cultural. Dirige o Théatre de la Ville, no centro de Paris, onde decorrerão dezenas dos eventos previstos:

Article précédentLouvre vai ter exposição com 15 obras do Renascimento português. Temporada Cruzada França/Portugal
Article suivantCovid-19/Portugal. 9.000 infetados em 24h. País atinge “recorde de número de casos nos próximos dias”