O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, admitiu na última noite que o FC Porto, depois de ter eliminado a Juventus nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, pode agora chegar à final e vencê-la.
Pinto da Costa
Questionado sobre se o desempenho na Liga dos Campeões poderá salvar a época, o presidente foi perentório.
Sobre o campeonato, Pinto da Costa disse que o segundo lugar não é objetivo e garantiu que todos acreditam que ainda pode ser possível alcançar o primeiro lugar.
« As condições são ganhar os jogos que nos faltam e esperar os resultados dos outros. Ganhando os nossos garantimos o segundo lugar, que não é nunca o objetivo, mas garante a presença na ‘Champions’ no ano que vem. Enquanto matematicamente for possível, a equipa entra a pensar no primeiro lugar », disse.
O presidente dos FC Porto voltou a abordar a questão da ausência de público nos estádios e referiu que esse assunto « é incompreensível ».
« A ausência do público é incompreensível. É inexplicável que tenha havido público nas touradas, espetáculos de humoristas e o futebol que é um deporto ao ar livre, com estádios com capacidade para 50 mil pessoas, não pode ter 10 ou 20 mil pessoas. Há camarotes que são de famílias, e não os podem usar. Podem estar em casa juntos a ver o futebol, mas no estádio, que é ao ar livre, não podem. É areia a mais para a minha camioneta », lamentou.
« Simbolizou o meu agradecimento ao Sérgio. É um gesto para o compensar da perseguição que lhe é movida. Foi um abraço que se estendeu também aos jogadores », disse.
Pinto da Costa revelou ainda que a renovação de contrato com Otávio está muito perto de acontecer e que os « dragões » também pretendem prolongar o vínculo com Marega, mas há dificuldades em negociar, porque, segundo o presidente, o empresário do maliano está com dificuldades em viajar para Portugal.
« No início da temporada havia quatro jogadores importantes com contrato a terminar: Pepe, Sérgio Oliveira, Otávio e Marega. Decidimos que queríamos continuar com os quatro. O primeiro a renovar tinha de ser o Pepe, pelo que significa para o FC Porto. Podia ter ido auferir três vezes mais e veio por paixão. Entendi que tinha de ser o primeiro e foi, renovou por dois anos. Tem provado nos últimos jogos que, se calhar, ainda vamos renovar outra vez. Com 38 anos, ainda correu mais de dez quilómetros no jogo com o Paços de Ferreira », disse.
Pinto da Costa lembra que também Sérgio Oliveira já renovou contrato e que, em relação a Otávio, os responsáveis portistas estão « em conversações diretas com os empresários e perto de chegar a acordo ».
Pinto da Costa abordou ainda a situação da equipa B que ocupa o último lugar da tabela classificativa da II Liga portuguesa de futebol, correndo o risco de descida.
« Disseram-me que havia vários complôs para que o FC Porto B descesse. E apresentaram várias teorias. Uma delas é que a federação tinha interesse que descesse. Isto porque indo para a III divisão os jogos davam no Canal 11. E outra teoria que era um complô da APAF. Não acredito num nem noutro. O que disse à pessoa com quem falei foi que não acredito », começou por dizer.
O dirigente garante que não acredita em « complôs » e fala em « incompetência » da arbitragem.