Alfa/ com RTP e outras fontes
Portugal vai « abrir linhas de futuro », diz António Costa. Linha de alta velocidade permitirá viagens de 1:15h entre Lisboa e Porto.
O primeiro-ministro, António Costa, apresentou hoje no Porto a nova linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto com ligação a Vigo, em Espanha. O chefe do executivo diz que o país tem condições financeiras para ser realizado « sem sobressaltos » e garante que projeto ferroviário vem unir o país e torná-lo mais forte e competitivo na fachada atlântica, para assumir a competitividade externa e a posição de Portugal como interface entre o continente europeu e o Atlântico.
Para o primeiro-ministro, tem de haver uma mudança de paradigma e o fim da ferrovia como o « parente pobre » do investimento.
“É um projeto que une o país, serve todo o país e reforça a fachada atlântica que permite a nossa projeção no mundo e desempenhar a nossa função histórica de ser o interface entre o continente e o enorme mundo atlântico”, acrescenta, reforçando a ideia de centralidade do país e a competitividade.