PM francesa Élisabeth Borne em Lisboa, sábado, 29. Fim da Temporada França-Portugal e encontro com Costa na agenda

Alfa

A Primeira-ministra francesa Élisabeth Borne estará em Lisboa no próximo sábado, 29/10. No programa da visita, está prevista a sua participação em eventos do fim da Temporada França-Portugal 2022 e um encontro com o seu homólogo, António Costa. A chefe do Governo francês será acompanhada por Catherine Colonna, ministra da Europa e dos Negócios Estrangeiros, e por Rima Abdul-Malak, ministra da Cultura.

Esta viagem de Élisabeth Borne a Portugal é a primeira a um país da União Europeia e a sua segunda deslocação ao estrangeiro como chefe do Governo de Paris, depois de ter estado na Argélia nos passados dias 9 e 10 deste mês.

Na capital portuguesa, Borne deverá participar, também no sábado, às 12h00, na Praça Europa, à inauguração de uma peça escultórica de homenagem a Simone Veil, da autoria de Maria Ana Vasco Costa, que a artista criou a convite da Câmara Municipal de Lisboa.
Em Portugal, a Temporada Portugal-França 2022 despede-se com uma programação em Lisboa que, entre os dias 26 e 30 de outubro, inclui espetáculos de música, vídeo, teatro, cinema, fotografia e escultura.

O cinema São Jorge apresenta, no sábado às 19h00, o filme “Simone, a viagem do século”, de Olivier Dahan, um retrato intimo de Simone Veil, desde a sua infância às batalhas políticas, uma mulher que abalou a sua época com uma forte mensagem humanista. Está previsto também um debate sobre Simone Veil.

Desde hoje, 26, está também aberta ao público, igualmente no cinema São Jorge até 6 de novembro, uma mostra fotográfica sobre Simone Veil.

Às 20h30 locais, a Praça do Município de Lisboa será palco do Monumental Tour, uma festa de música eletrónica com ‘videomapping’, que estabelece um diálogo entre o património e as novas tecnologias, proporcionando a redescoberta dos monumentos através de enormes cenografias.

 

 

Article précédentUso de armas nucleares « constitui agora abertamente uma ameaça » – Papa Francisco
Article suivantManuel Dias. Um percurso exemplar, rico, de um homem de grande valor. Alô, Presidente Marcelo? Crónica