Porto é a melhor cidade da Europa para se viver em família. Lisboa recebe a medalha de Bronze

O Porto ficou em primeiro lugar do ranking de 50 cidades europeias onde melhor se vive em família. Lisboa ocupa a terceira posição do pódio, recebendo a medalha de bronze. A conclusão é de um estudo da norueguesa Sumo Finans, que avaliou os diferentes locais com base em vários critérios.

«Analisámos 50 cidades europeias, classificando cada uma numa série de fatores, incluindo acessibilidade , educação, segurança e muito mais, para verificar qual era a melhor para constituir família», pode ler-se na apresentação da pesquisa.

Assim, «tendo em conta todos os fatores», o Porto ocupa o primeiro lugar da lista, com uma pontuação de 75,28, em 100, «com muitas coisas para fazer em família, incluindo parques naturais, ideais para crianças». Segue-se Barcelona, em Espanha, com 68,60, e Lisboa em terceiro lugar, com 68,12 pontos.

Segundo a pesquisa, o Porto oferece um custo de  vida razoável, onde os gastos médios para uma família de quatro pessoas se fixam em 1.930,75 euros, as creches custam cerca de 336 euros e as rendas das habitações T3 rondam os 1042,6 euros.

No que diz respeito à capital, as diferenças não são muitas. O custo de vida médio para um agregado familiar com quatro pessoas se fixa em 1946,15 euros, superior à Invicta. A tendência mantém-se também no custo das creches, que ronda os 420,6 euros e nas rendas de um T3, que em Lisboa são de cerca de 1308,5 euros.

Para além disso, a pesquisa avalia ainda o top 3 de cidades em várias categorias, nomeadamente as cidades mais acessíveis para uma vida familiar; as melhores para atividades familiares, e ainda os melhores países europeus ao nível da educação.