Alfa
“Houve um entendimento sério entre o PS e o PSD e, na base desse entendimento, o que ficou claro foi o seguinte: o PSD apresentará hoje um candidato que será o doutor Aguiar Branco, à presidência da Assembleia da República, e nós votaremos essa candidatura, e daqui a dois anos o PS apresentará o seu candidato”, informou o socialista moderado, Francisco Assis.
Este socialista não confirmou se será ele o nome indicado pelo PS para assumir o cargo nessa altura, dentro de dois anos, mas confirmou que o acordo entre PS e PSD é uma “excelente solução”.
“Não consigo antecipar o que é que vai acontecer nos próximos dois anos, nem no PS, nem na minha vida e, portanto, nem eu próprio me vou autoacorrentar à ideia de vir a ser o próximo candidato. O que é certo é que vai ser alguém do PS, uma deputada ou um deputado do PS, [que] daqui a dois anos será presidente da Assembleia da República”, afirmou.
Reagindo a esta notícia, o presidente do Chega, André Ventura, afirmou que o líder do PSD, Luís Montenegro, escolheu o PS como « a sua companhia de viagem » para a legislatura e que, a partir de agora, o seu partido pretende assumir a liderança da oposição.
A nova votação para a eleição do novo Presidente da AR portuguesa deverá ocorrer ainda esta tarde, em Lisboa, depois de ontem os deputados não o terem conseguido eleger em três tentativas.
Alfa/ com Lusa (adaptação Alfa)