Alfa/Lisboa – Daniel Ribeiro
Durante o debate sobre o programa do XXIV Governo Constitucional, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, prometeu nesta 5ª feira (11/04), na Assembleia da República portuguesa, « medidas estruturais » com « benefícios fiscais para os jovens trabalhadores portugueses » e recorreu a frases fortes: « É assumido, en nome do Governo, que nós queremos dar uma prioridade ao objetivo nacional que é de reter os nossos jovens no país ».
« Não nos podemos conformar que um em cada três jovens tenha concluído para si próprio que o seu projeto de vida só é viável no estrangeiro », disse o chefe do Governo.
Montenegro foi mais explícito: « Nós temos de dizer mesmo à juventude portuguesa ‘confiem em Portugal, acreditem em Portugal’, as políticas públicas estão ao serviço da retenção do vosso talento e eu quero que os jovens portugueses acreditem em Portugal, acreditem que vão conseguir dar à sua vontade empreendedora o contributo que também interessa à vida de todos nós ».
A certa altura, sublinhou: « É mesmo um aspeto que me incomoda sobremaneira é que o país possa negligenciar não ter os filhos de Portugal em Portugal junto das suas famílias e a ajudar a economia portuguesa a criar mais riqueza ».