Portugal. Fim dos « vistos gold ». Vem aí os « nómadas digitais » (teletrabalho)

Foto. Marcelo Rebelo de Sousa - Rádio Alfa

Alfa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou ontem, durante uma visita à Web Summit, que terminou nesta sexta-feira, em Lisboa, que o fim dos ‘vistos gold’ é uma questão que foi sucessivamente adiada em vários Orçamentos do Estado e, por isso, apenas se irá pronunciar se o parlamento finalmente o aprovar.

Por outro lado, quando o interrogaram acerca do eventual novo visto para nómadas digitais (teletrabalho), considerou que Portugal atrai naturalmente « aqueles que gostam do digital » porque « somos muito bons no digital », e classificou Lisboa como « a capital mundial digital ».

Lembre-se que, na quarta-feira, António Costa disse que o executivo está a ponderar acabar com os ‘vistos gold’ para obtenção de residência em Portugal.

Já sobre o novo visto para nómadas digitais, o Presidente acha que é uma boa forma de captar investimento para o país.

“Portugal atrai aqueles que gostam do digital, somos muito bons no digital, não podemos impedir as pessoas de virem para cá e a partir daqui ligarem o mundo através do digital”, respondeu.

Nessa altura, desvalorizou as críticas sobre eventuais novos benefícios fiscais para os « nómadas » e as consequências que podem advir por causa destes regimes, dizendo:

“Sei que tem algumas consequências. Aqui e ali aumenta naturalmente o valor das casas, encarece a habitação, aumenta o consumo e, portanto, o nível de preços num ponto ou noutro”. Mas “a vantagem que tem para o país”, continuou o chefe de Estado, “ser atrativo para os que são o futuro” parece “indiscutível”.

Article précédentMundial2022: Fernando Santos divulga convocatória para fase final na quinta-feira
Article suivantBê Martins eleito melhor do ano no futebol de praia em 2022