Grupo racista armado invade casa e agride imigrantes no Porto
A informação foi avançada pelo Jornal de Notícias, segundo o qual se verificaram, na madrugada de ontem, três ataques a imigrantes sobretudo de origem argelina e marroquina no centro do Porto.
« Um grupo de seis homens encapuzados, armados com bastões, facas e uma arma de fogo, invadiu ontem a casa onde vive uma dezena de imigrantes argelinos, além de um venezuelano, para os espancar, destruir o recheio da habitação e proferir insultos racistas. Durante a meia hora de terror, uma das vítimas saltou pela janela do primeiro andar para fugir das agressões. Está internada, num hospital do Porto. Ainda na madrugada de ontem, na via pública, a PSP registou outros dois ataques de caráter racista dirigidos a cidadãos de origem magrebina, que poderão ter sido cometidos pelo mesmo grupo. Um dos agressores foi detido na posse de um bastão », descreve o JN.
O Governo já reagiu através do primeiro-ministro, Luís Montenegro, qie escreveu uma mensagem este sábado na rede social X condenando os ataques:
“Condeno veementemente, em meu nome pessoal e do Governo português, os ataques racistas desta noite no Porto. Exprimo a nossa solidariedade com as vítimas e reafirmo tolerância zero ao ódio e violência xenófoba. E elogio o trabalho das nossas forças de segurança”, escreveu o PM português. A polícia terá detido alguns membros do grupo racista.