Portugal/Igreja católica. Anunciada redução dos custos com visita do Papa durante a JMJ

Alfa

Valor do altar-palco principal da JMJ, junto ao Rio Tejo, reduzido para 2,9 milhões de euros. Câmara anuncia redução dos custos com a visita do Papa Francisco para a Jornada, que provocaram forte polémica. 

Finalmente, o altar-palco do Parque Tejo, onde vai decorrer o encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai ter quase metade da altura e da capacidade em relação ao que estave previsto.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que também anunciou que o altar do Parque Eduardo VII, em Lisboa, vai custar cerca de 450 mil euros que vão ser suportados pela Fundação JMJ (Igreja católica).

linkedin sharing button
whatsapp sharing buttonSegundo informa a agência Lusa, o custo do altar-palco da JMJ em Lisboa foi reduzido de 4,2 milhões para 2,9 milhões de euros. A Câmara sublinha que “até 25 milhões” do investimento camarário no evento “ficarão na cidade”.
No Parque Tejo a despesa terá “uma redução substancial da altura do palco de 9 para 4 metros”, anunciou Moedas, avançando também que, em vez das 2 mil pessoas que estavam previstas para ficar lá sentadas, o altar-palco terá lugar para cerca de 1240 pessoas. A infraestrutura vai passar de 5.000 metros quadrados para 3.250.

“Temos uma redução de custos para o erário público de 1,7 milhões de euros”, disse Moedas em conferência de imprensa, afirmando que a revisão do investimento permite manter “a dignidade e a segurança de que o evento necessita e merece”.

Os custos da JMJ têm estado em destaque depois de ser conhecido que a construção do altar-palco do espaço do Parque Tejo foi adjudicada à Mota-Engil por 4,24 milhões de euros (mais IVA), somando-se a esse valor 1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura.

Os custos e os luxos previstos inicialmente com a JMJ provocaram forte polémica em Portugal.

Na conferência de imprensa de hoje, onde foram anunciadas as reduções de custos, foi muito notada a ausência de representantes do Governo e da Câmara de Loures, ambos também envolvidos na organização da JMJ.

Maqueta inicial para o altar-palco principal junto ao rio Tejo:

Article précédentPSD quer alargar voto por correspondência aos emigrantes nas presidenciais e europeias
Article suivantMaria Beatriz Rocha Trindade homenageada em Paris. Destaques do Passagem de Nível de 12/02