Alfa
Imigrantes deram mais de 1600 milhões de lucro à Segurança Social e só beneficiaram em cerca de 257 mil euros – escreve o jornal Público na sua edição desta segunda-feira, 18.
“Sem os imigrantes, alguns sectores económicos entrariam em colapso” em Portugal, mostra relatório do Observatório das Migrações.
« Os estrangeiros têm uma taxa de actividade mais alta do que os portugueses, mas estão em trabalhos precários, mal pagos, mais arriscados, em sectores como a construção civil, a hotelaria e restauração e o serviço doméstico. Estando em categorias abaixo das suas qualificações, também trabalham mais horas semanalmente do que os portugueses. No entanto, e apesar de terem uma taxa de desemprego mais do dobro da dos portugueses, e com menos contratos sem termo, recorrem muito menos às prestações da Segurança Social », acrescenta o diário português.
« Estando em categorias abaixo das suas qualificações, também trabalham mais horas semanalmente do que os portugueses », escreve o mesmo jornal que se refere aos dados do mais recente relatório anual do Observatório das Migrações.
Em termos de demografia, o Público informa ainda que os estrangeiros residentes em Portugal são responsáveis por quase 17% dos nascimentos no país, uma taxa muito mais alta do que a dos portugueses.