Alfa
A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da visita do Papa Francisco a Lisboa e Fátima, Portugal termina com grande expetativa e algum nervosismo os últimos preparativos para o acontecimento.
São esperados mais de um milhão de peregrinos em Portugal (vindos de quase todo o mundo) a partir do fim de julho até 7/8 de agosto.
O Sumo Pontífice chega no próximo dia dois a Lisboa e tem previstas 11 intervenções em Lisboa e em Fátima – terá uma audiência com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa em Belém logo no primeiro dia. Estará em Fátima no dia cinco de agosto.
A imprensa portuguesa destaca algumas curiosidades, como estas: a organização encomendou um milhão de hóstias e as deslocações do Papa no país serão efetuadas em helicóptero especial com « alcatifas e poltronas côr de pérola » – revela por exemplo a revista Sábado.
Portugal investiu dezenas de milhões euros na organização da JMJ e na visita do Papa e espera um retorno muito superior, de centenas de milhões, segundo alguns dos autarcas e políticos envolvidos na operação.