Portugal. Lisboa vai ter novo aeroporto em Alcochete, nova ponte sobre o Tejo e ligação TGV a Madrid

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, intervém durante uma declaração ao país após Conselho de Ministros, na residência oficial em São Bento, Lisboa, 14 de maio de 2024. O Conselho de Ministros realizou-se hoje e, segundo vários órgãos de comunicação social, serviu para aprovar a localização do futuro aeroporto de Lisboa. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Alfa

Aeroporto de Lisboa: Governo escolhe Alcochete

O Governo aprovou hoje a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, em comunicação à imprensa.

A construção irá demorar entre 10 a 15 anos e implica que o atual aeroporto de Lisboa, na Portela, continue em funcionamento e beneficie de obras que melhorem a sua capacidade.

O novo aeroporto vai levar à realização de infraestruturas de vulto e designadamente à construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo.

« O Governo decidiu aprovar o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado no campo de tiro de Alcochete e atribuir-lhe a denominação de Aeroporto Luís de Camões”, anunciou Luís Montenegro, numa declaração ao país, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, esta tarde.

A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete, a mais vantajosa, ou Vendas Novas, apontando ainda que Humberto Delgado + Santarém poderia ser uma solução transitória.

O PM português anunciou também estar em vista o lançamento da ligação ferroviária Lisboa-Madrid, com comboios de alta velocidade.

O novo aeroporto vai chamar-se Luís de Camões, anunciou Luís Montenegro.

Article précédentDois guardas prisionais mortos em ataque a carrinha celular em França
Article suivantUcrânia: Zelensky cancela visita a Espanha e Portugal