O Brasil desalojou a Bélgica da liderança do ranking da FIFA, hoje (quinta-feira) divulgado, no qual Portugal continua em oitavo lugar e que servirá para determinar a hierarquia das seleções apuradas no sorteio do Mundial2022 de futebol.
A atualização de hoje do ranking da FIFA serve de base para a distribuição das seleções qualificadas para o Campeonato do Mundo em quatro potes (com oito equipas cada), no sorteio a realizar na sexta-feira às 19h00 (18h00 em Paris), em Doha.
A alteração na liderança não terá qualquer implicação no sorteio, uma vez que as sete seleções apuradas para a fase final mais bem posicionadas no ranking têm lugar garantido no pote 1, reservado aos cabeças de série, no qual estará também o Qatar, na qualidade de país organizador.
A França fecha o pódio, atrás de Brasil e Bélgica, e as posições mantêm-se inalteradas até ao oitavo lugar, ocupado por Portugal, atrás ainda da Argentina (quarto posto), Inglaterra (quinto), Itália (sexto), único integrante do « top-10 » que falhou o apuramento, e Espanha (sétimo).
O México foi a única entrada nos 10 primeiros colocados, para a nona posição, com menos 15,96 pontos do que Portugal, e, por isso, mantendo-se no pote 2 do sorteio do Mundial2022, ultrapassando Países Baixos, que se mantiveram em 10º, Dinamarca (11ª) e Alemanha (12ª).
Entre as seleções lideradas por técnicos portugueses, a Coreia do Sul, orientada por Paulo Bento e também qualificada para o Mundial2022, manteve-se no 29º lugar (o que lhe valerá a presença no pote 3 do sorteio), enquanto o Egito, que falhou o apuramento na terça-feira, sob o comando de Carlos Queiroz, subiu para o 32º.
O Bahrain, treinado por Hélio Sousa mantém-se na 89ª, enquanto o Togo, cuja seleção é orientada por Paulo Duarte, ascendeu à 122ª.
Em relação aos países africanos de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua a ser a única seleção no « top-100 », no 71º lugar, seguida da Guiné-Bissau (115ª), Moçambique (119º), Angola (126.ª) e São Tomé e Príncipe (183º). Macau permanece em 182º e Timor-Leste em 198º.