Portugal perde na Irlanda por 2-0 e adia apuramento

Portugal's Cristiano Ronaldo reacts after being sent off during the 2026 FIFA World Cup European Qualifiers Group F soccer match between Ireland and Portugal, at Aviva Stadium, in Dublin, Ireland, 13 November 2025. JOSE SENA GOULAO/LUSA

A seleção portuguesa de futebol desperdiçou hoje a oportunidade de garantir já o apuramento para o Mundial2026, ao averbar a primeira derrota no Grupo F da qualificação europeia, na visita à Irlanda, por 2-0, na quinta e penúltima jornada.

Num encontro em que o capitão Cristiano Ronaldo, aos 61 minutos, foi expulso pela primeira vez com as cores lusas ao fim de 226 partidas, o avançado Troy Parrott ‘bisou’, aos 17 e 45, deixando tudo em aberto no grupo, em que Portugal lidera, com 10 pontos, seguido da Hungria, segunda, com oito, Irlanda, terceira, com sete, e Arménia, última, com três.

No domingo, na derradeira ronda, a seleção lusa recebe a Arménia, no Estádio do Dragão, no Porto, em que não poderá contar com Ronaldo, sendo que, em caso de triunfo, assegura o primeiro lugar e o apuramento direto. Um empate ou até uma derrota também poderão ser suficientes, se húngaros e irlandeses empatarem no mesmo dia.

O Mundial2026 realiza-se nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho, e será disputado por 48 equipas.

 

Mundial2026: França apura-se para a fase final pela 17ª vez

A França, campeã mundial em 1998 e 2018, apurou-se hoje para a fase final do Mundial2026 de futebol, ao garantir o primeiro lugar do Grupo D da zona de qualificação europeia.

Os ‘bleus’ bateram hoje a Ucrânia, por 4-0, com golos de Kylian Mbappé, aos 55 e 83 minutos, o primeiro de penálti, Olise, aos 76, e Ekitiké, aos 88, e garantiram o primeiro lugar da ‘poule’ D, com 13 pontos, a uma jornada do fim, enquanto a Islândia segue em segundo com sete, os mesmos da Ucrânia, com o Azerbaijão em quarto e último, com um.

A França vai disputar uma fase final de um Campeonato do Mundo pela 17.ª vez, oitava consecutiva, depois de ter falhado o apuramento pela última vez em 1994.

A formação orientada por Didier Deschamps já levantou o cetro por duas vezes, em 1998, em casa, e em 2018, na Rússia. Em 2022, no Qatar, chegou à final, mas acabou derrotada pela Argentina, detentora do troféu.

A seleção francesa é a 26ª a qualificar-se para a 23ª edição do Campeonato do Mundo, a disputar entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, num grupo a que se juntam os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentMau tempo: Registados dois mortos, nove deslocados e 1.292 ocorrências até às 13:00 – Proteção Civil
Article suivantMacron promete « resposta intransigente » ao terrorismo contra França