Sporting e Benfica vencem para a I Liga antes de semana de dérbis
O líder Sporting e o Benfica impuseram-se ontem à noite a Estrela de Amadora e Desportivo de Chaves, na 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e partem para o dérbi da próxima ronda separados por um ponto.
A oito dias de receber o Benfica para a I Liga, e a quatro de uma visita à Luz para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, o Sporting reforçou a liderança da I Liga ao vencer por 2-1 na Amadora.
O argentino Leonel Bucca colocou o Estrela da Amadora em vantagem, aos 16 minutos, mas os ‘leões’ Paulinho, aos 23, e Nuno Santos, aos 40, fizeram a reviravolta, garantindo o quarto triunfo consecutivo e o 12.º nos últimos 13 jogos.
Pouco antes, na Luz, um golo de João Neves, aos 68 minutos, assegurou o triunfo do Benfica, também pela margem mínima, sobre o Desportivo de Chaves, lanterna-vermelha da prova, num jogo em que os ‘encarnados’ falharam dois penáltis, um em ‘dose supla’.
Hugo Sousa, guarda-redes do Desportivo de Chaves, parou as grandes penalidades de Di María, aos 26, e de Arthur Cabral, aos 63 e 66, a segunda em repetição, depois um jogador flaviense invadir a área antes do remate do brasileiro.
Os triunfos dos rivais lisboetas mantêm tudo inalterado no topo da classificação, com a formação de Rúben Amorim, ainda com menos um jogo, a somar 68 pontos, contra 67 do Benfica.
No outro jogo do dia, o Famalicão, que estreou o treinador Armando Evangelista, foi a Barcelos vencer o Gil Vicente por 2-1, e isolou-se no oitavo lugar da prova, ainda com um jogo em atraso.
Jhonder Cádiz, aos 45+4 minutos, de grande penalidade, e Chiquinho, aos 68, marcaram os golos do Gil Vicente, que não vencia há quatro jogos, e que na terça-feira anunciou a saída do técnico João Pedro Sousa.
O avançado brasileiro Murilo reduziu a desvantagem para a equipa da casa, aos 72 minutos, e poderia ter restabelecido a igualdade, aos 86, mas falhou um penálti, ao atirar ao lado do poste direito.
Para sábado, estão agendados quatro encontros, entre os quais a visita do FC Porto, terceiro classificado, a 10 pontos do Sporting, ao Estoril Praia, 14.º classificado.
Com apenas um encontro marcado para domingo, a visita do Casa Pia ao Vizela, a jornada encerra na segunda-feira com a deslocação do Sporting de Braga, quarto classificado, a Portimão.