Portugal. Sporting e Benfica vencem para a I Liga antes de semana de dérbis

Sporting CP head coach Ruben Amorim (L) reacts during the Portuguese First League soccer match between CF Estrela Amadora and Sporting CP at Jose Gomes Stadium in Amadora, Portugal, 29 March 2024. ANTONIO COTRIM/LUSA

Sporting e Benfica vencem para a I Liga antes de semana de dérbis

 

O líder Sporting e o Benfica impuseram-se ontem à noite a Estrela de Amadora e Desportivo de Chaves, na 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e partem para o dérbi da próxima ronda separados por um ponto.

A oito dias de receber o Benfica para a I Liga, e a quatro de uma visita à Luz para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, o Sporting reforçou a liderança da I Liga ao vencer por 2-1 na Amadora.

O argentino Leonel Bucca colocou o Estrela da Amadora em vantagem, aos 16 minutos, mas os ‘leões’ Paulinho, aos 23, e Nuno Santos, aos 40, fizeram a reviravolta, garantindo o quarto triunfo consecutivo e o 12.º nos últimos 13 jogos.

Pouco antes, na Luz, um golo de João Neves, aos 68 minutos, assegurou o triunfo do Benfica, também pela margem mínima, sobre o Desportivo de Chaves, lanterna-vermelha da prova, num jogo em que os ‘encarnados’ falharam dois penáltis, um em ‘dose supla’.

Hugo Sousa, guarda-redes do Desportivo de Chaves, parou as grandes penalidades de Di María, aos 26, e de Arthur Cabral, aos 63 e 66, a segunda em repetição, depois um jogador flaviense invadir a área antes do remate do brasileiro.

Os triunfos dos rivais lisboetas mantêm tudo inalterado no topo da classificação, com a formação de Rúben Amorim, ainda com menos um jogo, a somar 68 pontos, contra 67 do Benfica.

No outro jogo do dia, o Famalicão, que estreou o treinador Armando Evangelista, foi a Barcelos vencer o Gil Vicente por 2-1, e isolou-se no oitavo lugar da prova, ainda com um jogo em atraso.

Jhonder Cádiz, aos 45+4 minutos, de grande penalidade, e Chiquinho, aos 68, marcaram os golos do Gil Vicente, que não vencia há quatro jogos, e que na terça-feira anunciou a saída do técnico João Pedro Sousa.

O avançado brasileiro Murilo reduziu a desvantagem para a equipa da casa, aos 72 minutos, e poderia ter restabelecido a igualdade, aos 86, mas falhou um penálti, ao atirar ao lado do poste direito.

Para sábado, estão agendados quatro encontros, entre os quais a visita do FC Porto, terceiro classificado, a 10 pontos do Sporting, ao Estoril Praia, 14.º classificado.

Com apenas um encontro marcado para domingo, a visita do Casa Pia ao Vizela, a jornada encerra na segunda-feira com a deslocação do Sporting de Braga, quarto classificado, a Portimão.

Article précédent50 anos da Revolução dos Cravos. Múltiplas comemorações em França – Passagem de Nível de 31/03
Article suivantHora de verão. Não se esqueça de acertar os relógios. Ponteiros adiantam uma hora na madrugada de domingo