Portugal vai deixar de conceder novos vistos ‘gold’. “Quantos aos vistos ‘gold’ já concedidos, (…) só haverá lugar à renovação se forem habitação própria e permanente do proprietário e do seu descendente, ou se for colocado o imóvel duradouramente no mercado de arrendamento”, anunciou o primeiro-ministro.
Em declarações aos jornalistas no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, após um Conselho de Ministros exclusivamente dedicado à habitação, António Costa anunciou que o Governo vai eliminar a “concessão de novos vistos ‘gold’”.
“Quantos aos vistos ‘gold’ já concedidos, (…) só haverá lugar à renovação se forem habitação própria e permanente do proprietário e do seu descendente, ou se for colocado o imóvel duradouramente no mercado de arrendamento”, anunciou o primeiro-ministro.
António Costa anunciou que quer facilitar o acesso a rendas mais baixas e alargar o mercado imobiliário do setor com benfícios fiscais e apoios aos locatários.
Neste sentido, o chefe do Governo anunciou que os proprietários que vendam casas de habitação ao Estado ou autarquias vão beneficiar de isenção de imposto de mais-valias.
António Costa disse também defender incentivos à construção de habitações e que pretende aumentar a oferta de casas para o mercado de arrendamento acessível.