Portugal vence Hong Kong (42-14) na repescagem para Mundial de râguebi

DUBAI, UNITED ARAB EMIRATES - NOVEMBER 06: Raffaele Storti of Portugal celebrates scoring their side's second try with teammates during the RWC 2023 Final Qualifying Tournament match between Portugal and Hong Kong at The Sevens Stadium on November 06, 2022 in Dubai, United Arab Emirates. (Photo by Christopher Pike - World Rugby/World Rugby via Getty Images)

A seleção portuguesa de râguebi venceu hoje Hong Kong por 42-14, na primeira jornada do torneio final de repescagem para o Mundial de França2023, cumprindo o objetivo essencial para manter em aberto a qualificação no Dubai.

Com seis ensaios contra dois dos campeões asiáticos, Portugal somou um ponto de bónus ofensivo e igualou na tabela classificativa os EUA, com cinco pontos, mas deixou a sensação que ficou a dever a si mesmo um resultado mais dilatado.

Não só porque não conseguiu qualquer toque de meta a partir dos 55 minutos, mas também porque insistiu em jogar nos ‘rucks’ quando, sempre que jogava rápido para o espaço aberto, conseguia somar ensaios através das boas combinações entre o par de centros e os três jogadores da linha mais atrasada.

Foi assim que o avançado José Madeira (16), numa corrida digna de um jogador das linhas atrasadas, fez o primeiro ensaio dos ‘lobos’, antes de Raffaele Storti (24) e Jerónimo Portela (29) levarem o marcador para o intervalo em 21-7.

Isto porque os asiático foram os primeiros a ‘faturar’, explorando a ‘eterna’ debilidade dos portugueses: conquista de bola em alinhamento a cinco metros da linha de meta, ‘maul’ dinâmico e ensaio de Alexander Post (7).

A equipa orientada por Patrice Lagisquet denotou, depois, alguma melhoria nesse capítulo, mas viria a sofrer um segundo ensaio, de Jack Neville (60), numa jogada que teve início nesse tipo de formação.

Só que antes, já na segunda parte, Rodrigo Marta (43), Raffaele Storti (50) e José Lima (55) já tinham garantido o ponto de bónus ofensivo (pelo menos quatro ensaios) e colocado a seleção a salvo de qualquer surpresa que, todavia, Hong Kong nunca mostrou ter argumentos para conseguir.

O triunfo mantém tudo em aberto no torneio final de repescagem e, após o triunfo dos EUA por 68-14, no mesmo relvado, frente ao Quénia, seleção que os ‘lobos’ defrontam no sábado, reforça ideia de que o apuramento será decidido no jogo entre portugueses e norte-americanos, em 18 de novembro.

Nesse sentido, o único ‘senão’ a retirar dos desafios de hoje foi a menor diferença entre pontos marcados e sofridos conseguida pelos portugueses, naquele que será o primeiro critério de desempate em caso de igualdade no final da repescagem.

O torneio final de repescagem para o Mundial de França2023 decorre no Dubai, até 18 de novembro, com a participação das seleções de Portugal, EUA, Quénia e Hong Kong.

A equipa que vencer o torneio final de repescagem vai integrar o Grupo C do Campeonato do Mundo, com as seleções de País de Gales, Austrália, Ilhas Fiji e Geórgia.

O Mundial de râguebi de 2023 realiza-se em França, de 08 de setembro a 28 de outubro.

 

 

Seleção de râguebi sub-20 vence Polónia e apura-se para meias-finais do Europeu

A seleção portuguesa de râguebi sub-20 venceu hoje a Polónia por 43-10, nos quartos de final do Europe Championship 2022, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, e vai defrontar os Países Baixos nas meias-finais.

Portugal somou sete ensaios, quatro dos quais transformados, contra apenas um ensaio transformado e uma penalidade dos polacos para assegurar o confronto com os neerlandeses, que derrotaram a Alemanha por 32-0.

Em caso de vitória sobre os Países Baixos, na quarta-feira, os sub-20 portugueses vão disputar a final, em 13 de novembro, contra o vencedor do encontro entre Espanha e Bélgica.

O Rugby Europe Championship de sub-20 é a principal competição europeia de seleções daquele escalão, com exceção do torneio das Seis Nações.

O vencedor do Europeu apura-se para o World Rugby Trophy do ano seguinte, uma espécie de ‘Mundial B’ do escalão que apura o vencedor para o Campeonato do Mundo de râguebi sub-20.

Nas três participações anteriores no World Trophy, Portugal foi terceiro classificado em 2018 e perdeu apenas na final em 2017 e 2019, ambas contra o Japão, por 14-3 e 35-34, respetivamente.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentCosta no Egito para a COP27: combate à seca e novas energias na agenda
Article suivantLigue 1. José Fonte e Danilo marcam pelos seus clubes