Num encontro onde os dois pontas portugueses foram absolutamente ‘demolidores’, com um ‘póquer’ de ensaios cada, Rodrigo Marta (14, 42, 47 e 79 minutos) e Vincent Pinto (20, 49, 65, 69), a Rugby Europe elegeu Mike Tadjer como homem do jogo.
O talonador do Perpignan foi o responsável pela consistência do ‘pack’ avançado e a seleção ressentiu-se da sua saída, especialmente nos alinhamentos com introdução portuguesa, ficando a dever a si mesma mais alguns ensaios e uma diferença ainda maior no marcador.
O selecionador de Portugal, Patrice Lagisquet, afirmou antes do encontro que os ‘lobos’ tinham de ir a Gdynia mostrar que estão noutro nível e Samuel Marques (02) apontou o caminho com o primeiro ensaio.
Os toques de meta sucederam-se a partir desse momento e, para além do médio de formação e dos ‘póqueres’ de Marta e Pinto, também Jerónimo Portela (28) e Mike Tadjer (38) deixaram a sua marca no encontro.
Portugal conseguiu, desta forma, um resultado melhor do que a Roménia (67-27) frente ao mesmo rival e ‘obriga’ o adversário da próxima semana a vencer hoje a Bélgica por pelo menos 60 pontos, se quiser chegar a Lisboa em vantagem no ‘goal average’.
Uma tarefa que podia ser ainda mais complicada para os ‘carvalhos’ se os ‘lobos’ tivessem mantido sempre o mesmo ritmo ofensivo na Polónia e não tivessem entrado, entre os 49 e os 65 minutos, no jogo quezilento e de constantes paragens, que convinha aos polacos, sem somar qualquer ponto.
Mais do que o resultado volumoso, a seleção traz da Polónia algumas lições para a semana de preparação para o jogo com a Roménia que venceu na Bélgica por, 5-49.
Jogo no Narodowy Stadion Rugby, em Gdynia.
Polónia – Portugal, 3-65.
Ao intervalo: 3-29.
Sob arbitragem do irlandês Andrew Cole, as equipas alinharam:
– Polónia: Quentin Cieslinski, Dominik Mohyla, Sylwester Gaska, Michal Kruzycki, Max Loboda, Kacper Palamarczuk, Siokivaha Taufui, Piotr Zeszutek, Sean Cole, Wojciech Piotrowicz, Grzegorz Szczepanski, Daniel Dula, Peter Hudson, Tomasz Pozniak e Ross Cooke.
Jogaram ainda: Jakub Burek, Jake Wisniewski, Thomas Fidler, Arkadiusz Janeczko, Arthur Klis, Dawid Plichta, Dawid Banaszek e Dominik Morycki.
Penalidades (1): Wojciech Piotrowicz (06).
Treinador: Christian Hitt
– Portugal: David Costa, Mike Tadjer, Diogo Hasse Ferreira, José Madeira, Martim Belo, David Wallis, Nicolas Martins, Thibault de Freitas, Samuel Marques, Jerónimo Portela, Rodrigo Marta, Tomás Appleton, José Lima, Vincent Pinto e Simão Bento.
Jogaram ainda: André Arrojado, Duarte Diniz, António Prim, Duarte Torgal, Manuel Picão, Pedro Lucas, Pedro Bettencourt e Nuno Sousa Guedes.
Ensaios (11): Samuel Marques (02), Rodrigo Marta (14, 42, 47, 79), Vincent Pinto (20, 49, 65, 69), Jerónimo Portela (28), Mike Tadjer (38).
Conversões (4): Samuel Marques (03, 21, 48, 50), Jerónimo Portela (80).
Treinador: Patrice Lagisquet
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Dawid Plichta (75).
Por disputar:
3ª jornada:
– Sábado, 18 fev:
Polónia – Bélgica, 21:15
– Domingo, 19 fev:
Portugal – Roménia, 16:00
Os dois primeiros classificados qualificam-se para as meias-finais.
Com Agência Lusa