Portugal voltou hoje a perder com a Alemanha, em Kiel, por 35-31, no segundo jogo particular com os germânicos de preparação para o Europeu de andebol, que decorre em solo alemão, de 10 a 28 de janeiro.
No ‘mítico’ pavilhão Wundwerino Arena, com cerca de dez mil espetadores nas bancadas, os lusos voltaram a realizar uma exibição bastante conseguida, com o marcador final a ser um pouco mais desequilibrado, no entanto, que o 34-33 de há dois dias, em Flensburgo.
Ao intervalo, os portugueses perdiam por cinco golos (20-15), e conseguiram uma boa recuperação na segunda parte, em que se aproximaram bastante dos anfitriões, chegando aos 29-28, a 10 minutos do fim, com o golo de Pedro Portela. Alguns erros impediram, no entanto, que pudessem chegar ao empate.
Nas ‘contas’ finais pesará certamente o maior número de exclusões de dois minutos por parte da equipa portuguesa – quatro, contra apenas uma do lado alemão.
Patrick Groetzki inaugurou o marcador para a Alemanha e Francisco Costa repôs a igualdade quase de seguida.
Os germânicos voltaram a adiantar-se e Portugal empatou de novo (3-3), com o jogo a passar a um ritmo de parada-resposta, a permitir que os guarda-redes Gustavo Capdeville e Andread Wolff se destacassem.
Portugal chegou aos 10 minutos na frente, com o golo de Luís Frade a fazer o 7-6, mas os lusos nunca ‘descolaram’ no marcador e já perdiam por dois golos (11-9), pouco depois.
O selecionador luso, Paulo Pereira, pediu a paragem de tempo, o que trouxe melhorias ao jogo português, já que o empate regressou (12-12), antes de serem os alemães a parar o jogo.
Até ao intervalo, a Alemanha finalmente ‘desbloqueou’ a partida, com mais oito golos contra três dos lusos, para uma diferença já substancial de cinco golos.
A segunda parte prosseguiu equilibrada, com golos de parte a parte, atingindo-se os sete de diferença aos 40 minutos, com 29-22.
Paulo Pereira parou o jogo e na volta Portugal acertou melhor o seu jogo, com aproximações sucessivas até aos 29-28, que ainda permitiam esperanças na reviravolta.
A Alemanha, sem qualquer golo num espaço de 10 minutos, acabou por finalmente voltar ao de cima, com Andreas Wolff a defender e Johannes Golla a marcar, até ao 31-28, e depois o 35-31 final.
Francisco Costa, com nove golos, foi o melhor marcador na partida.
Portugal integra o Grupo F do Euro2024, juntamente com Dinamarca, República Checa e Grécia, contra quem começa a jogar já na quinta-feira.
Com Agência Lusa.