Português vai liderar sistema educativo de Los Angeles – um artigo a não perder, para ler integralmente em dn.pt.
Escreve o DN: « Alberto Carvalho foi para os Estados Unidos ainda adolescente, sozinho e sem estudos. Trabalhou, formou-se e é desde 2008 responsável pelas escolas públicas de Miami-Dade. Agora foi escolhido para liderar o sistema educativo de Los Angeles ».
« Aos 57 anos, o português Alberto Carvalho, que há quatro décadas deixou o seu Bairro Alto-natal para tentar a sorte em Manhattan, foi escolhido nesta semana para superintendente do sistema educativo público de Los Angeles ».
« Dormiu na rua, debaixo da ponte, durante mês e meio, quando o seu visto expirou e deixou de poder trabalhar, mesmo nas obras. Passou fome e frio até um professor lhe mudar a vida, ajudá-lo a legalizar-se, a estudar. É por isso que defende que « todos os miúdos são inteligentes, e se alguns falham é pela estupidez dos adultos ». Com a ajuda que recebeu, pôde frequentar a Broward College e a Barry University e em 1990 formava-se em Biologia. Professor de Físico-Química no liceu Jackson Senior, tornou-se vice-diretor e foi ascendendo até superintendente das escolas de Miami-Dade. »
(Leia o artigo na íntegra, com mais fotos, em dn.pt)