Portugueses em destaque nos Encontros Internacionais Paris/Berlim

Os Encontros Internacionais Paris/Berlim, que arrancam hoje, em Paris, vão contar com a exibição de três obras de Salomé Lamas, o filme « Mariphasa » de Sandro Aguilar e ainda uma projeção de Rita Quelhas.

Alfa/Lusa

Já Miguel Valverde, diretor do Indielisboa, e Emília Tavares, curadora do Museu do Chiado, são alguns dos participantes nas mesas redondas do certame.

O festival Encontros Internacionais Paris/Berlim, que decorre até domingo na capital francesa, junta na edição de 2019, diferentes expressões da arte contemporânea, nomeadamente no que diz respeito à imagem e às artes performativas.

Na edição de 2019, Portugal marca presença na mostra de cinema com três filmes de Salomé Lamas – “Terminal”, “Hangar” e “Metro” -, que serão mostrados no âmbito da secção « Arquitecturas », na sexta-feira.

Esta é a primeira vez que estes filmes são mostrados em França e Emília Tavares, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, vai conversar com o público sobre as obras da cineasta portuguesa.

Já no domingo, o filme « Mariphasa », de Sandro Aguilar, será mostrado numa sessão especial no auditório do Museu do Louvre. A obra de Rita Quelhas, « A Minha Juventude », estará disponível na videoteca do evento.

Além de uma mostra artística, este encontro, que existe desde 1997, promove ainda debates sobre as novas formas de cinema e da arte contemporânea em geral e, este ano, conta nas suas mesas redondas com várias personalidades da cultura portuguesa.

Entre os convidados para as diferentes mesas redondas estão também Miguel Dias, diretor do Curtas Vila do Conde, e Dario Oliveira, diretor do Porto/Post/Doc.

Article précédentVitória de Guimarães vence Marítimo e isola-se no sexto lugar da I Liga
Article suivantAlexandre Estrela expõe na Gulbenkian de Paris