PR Marcelo fala ao país neste sábado, 09, véspera das legislativas e « dia de reflexão ». PS pede-lhe contenção

The President of the Republic, Marcelo Rebelo de Sousa, during a statement to the nation in which he decided to convoke new elections for March 2024 after a meeting of the Council of State, Belem Palace in Lisbon, Portugal, 09 November 2023. Prime Minister António Costa tendered his resignation on Tuesday, which the head of state accepted, after several government offices were raided as part of investigations into lithium and hydrogen projects and the Public Prosecutor's Office announced that he is the subject of an autonomous enquiry at the Supreme Court of Justice. CARLOS M. ALMEIDA/LUSA
Alfa
A informação foi anunciada no site da Presidência portuguesa e a comunicação do chefe de Estado a partir do Palácio de Belém está marcada para as 20 horas.
Com efeito, pode ler-se no site oficial, tal como consta da agenda de Marcelo Rebelo de Sousa: « Mensagem do Presidente da República a propósito da realização das Eleições Legislativas 2024 ».
O Chefe de Estado deverá fazer o apelo habitual ao voto no dia que antecede as Legislativas, segundo a imprensa portuguesa.
Sublinhe-se que este sábado é dia de reflexão e que Marcelo Rebelo de Sousa habitualmente faz uma declaração com apelo ao voto.
No entanto, o Presidente do PS, Carlos César, escreveu a Marcelo e pediu contenção em dia de reflexão.
O dirigente socialista pediu designadamente a Marcelo para não condicionar as legislativas de domingo e evocou eventuais « bloqueios institucionais »
Os socialistas não gostaram de ler os cenários pós-eleitorais do Presidente publicados ontem, sexta-feira, pelo semanário Expresso, que consideraram serem inaceitáveis por significarem, segundo eles, que Marcelo entrou na campanha eleitoral a favor da AD, a apenas dois dias do voto.
Carlos César escreveu, segundo a carta divulgada pela Rádio Renascença, que a « maior parte dos que votaram » neste Presidente da República « ficaria ainda mais desiludida se, ao ter anunciado intervir amanhã [sábado] voltasse a deixar uma mensagem que não é aquela que se espera de um Presidente da República no dia de reflexão de uma eleição livre de condicionamentos ou, pior ainda, de bloqueios institucionais ao mais alto nível do Estado ».
Article précédentFC Porto vence Portimonense e aproxima-se provisoriamente do duo da frente
Article suivantPortugal/Eleições: Marcelo apela ao voto e lembra situação internacional