O Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, descola-se a Lisboa no próximo dia 30 de junho para participar na Conferência da ONU sobre os oceanos, anunciou hoje o Palácio do Eliseu.
A Presidência francesa comunicará mais tarde um programa com mais detalhes sobre esta viagem a Lisboa.
« Esta Conferência, em Lisboa, em junho, tem como objetivo dar soluções para os problemas do mundo que temos vindo a alertar. Estou muito confiante que as soluções vão emergir quando lá chegarmos », declarou Peter Thomson, enviado Especial do secretário-geral da ONU para os Oceanos.
De acordo com um comunicado oficial, a Conferência dos Oceanos, em Lisboa, decorre de 27 de junho a 1 de julho de 2022.
« A Conferência é um apelo à ação pelos oceanos – exortando os líderes mundiais e todos os decisores a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos. A Conferência dos Oceanos acontece num momento crítico, pois o mundo procura resolver muitos dos problemas profundamente enraizados nas nossas sociedades e evidenciados pela pandemia da covid-19. Para mobilizar a ação, a Conferência procurará impulsionar as muito necessárias soluções inovadoras baseadas na ciência, destinadas a iniciar um novo capítulo na ação global pelos oceanos », lê-se no comunicado.