Presidente Marcelo e Sophie Cluzel, secretária de Estado encarregada dos deficientes inauguram hoje em Lisboa um « Café Joyeux », local solidário que emprega pessoas com trissomia 21 ou autismo. É o primeiro do género a nascer fora de França, onde existem cinco.
Alfa
O projeto de restauração nascido em França com o nome de « Café Joyeux » é inaugurado na capital portuguesa hoje, 20 de novembro, por Sophie Cluzel, secretária de Estado junto do Primeiro-ministro encarregada dos deficientes, na presença do Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
O primeiro restaurante solidário cujo principal objetivo é formar e empregar pessoas portadoras de trissomia 21 ou de outro tipo de distúrbios cognitivos como o autismo, surgiu em 2017 em França e hoje já estão em funcionamento cinco nesse país – em Paris, Rennes e Bordéus.
Segundo o gabinete da governante a ambição do projeto é: « Rendre le handicap visible et favoriser la rencontre, en proposant du travail, en milieu ordinaire, à des personnes éloignées de l’emploi ».
A inauguração em Lisboa decorre durante a « Semana Europeia do Emprego de pessoas deficientes ».
O « Café Joyeux » de Lisboa vai funcionar a partir da próxima semana no centro da cidade – na Calçada da Estrela, nº26.
Está prevista a abertura de um outro, Cascais, em 2022.