Foto: RTP
Primeiro « Cancioneiro da União Europeia » é esta terça-feira publicado e inclui seis temas portugueses.
« Amar pelos dois », (Amor), « Canção do Mar » (Natureza e Estações), « Grândola, Vila Morena » (Liberdade e Paz), « Malhão, malhão » (Populares e Tradicionais), « Foi Deus » (Fé e Espiritualidade) e « A Loja do Mestre André » (Canções infantis) integram livro.
Leia aqui um extrato de um despacho da Lusa sobre este assunto:
O primeiro “Cancioneiro da União Europeia”, que reúne 164 canções dos 27 Estados-membros, seis das quais portuguesas, é hoje editado, nove anos depois de ter começado a ser preparado.
No livro, as canções são apresentadas em partitura para voz solo, com acordes, e as letras estão escritas nas 25 línguas originais, que abrangem três alfabetos, e têm tradução em inglês.
Na página do livro dedicada a cada canção há também um código QR, que pode ser lido com recurso a um telemóvel ou tablet, que permite ouvir a gravação original do tema em questão.
As 164 canções foram divididas em seis categorias – Liberdade e Paz, Amor, Natureza e Estações, Populares e Tradicionais, Fé e Espiritualidade e Canções Infantis – e Portugal está representado em todas elas.
Em 2018 estiveram a voto 60 canções portuguesas e as mais votadas, por 2666 pessoas, foram: “Amar pelos dois”, (Amor), “Canção do Mar” (Natureza e Estações), “Grândola, Vila Morena” (Liberdade e Paz), “Malhão, malhão” (Populares e Tradicionais), “Foi Deus” (Fé e Espiritualidade) e “A Loja do Mestre André” (Canções infantis).