Primoz Roglic é o melhor ciclista do ano, João Almeida termina em 13º

Publié le 10 novembre 2020

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) terminou a época como número um do ‘ranking’ da União Ciclista Internacional (UCI), enquanto o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi o 13.º melhor ciclista do ano, segundo a lista hoje atualizada.

O vencedor da Vuelta e da Liège-Bastogne-Liège e segundo classificado do Tour ‘destronou’ o seu compatriota e vencedor da prova francesa, Tadej Pogacar (UAE Emirates), relegando o jovem de 22 anos para a segunda posição do ‘ranking’ final de 2020, no qual o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) é terceiro.

Pelo segundo ano consecutivo, Roglic, de 31 anos, encabeça a lista da UCI, que este ano conta com o português João Almeida, quarto classificado na Volta a Itália, que liderou durante 15 dias, no 13º lugar.

O corredor de 22 anos concluiu a sua primeira época como profissional entre os grandes do ciclismo mundial, depois de ter sido segundo no Giro dell’Emilia, terceiro na Volta a Burgos e na Coppi e Bartali e ainda nono na Volta ao Algarve.

Rui Costa (UAE Emirates) é o outro representante nacional no ‘top 100’, na 71ª posição, enquanto Ruben Guerreiro (Education First), ‘rei da montanha’ do Giro e vencedor de uma etapa na ‘corsa rosa’, é 133º.

Entre os ciclistas a correr em equipas nacionais, o vencedor da edição especial da Volta a Portugal, Amaro Antunes (W52-FC Porto), é o mais bem classificado, no 197.º posto.

Por equipas, a Jumbo-Visma traduziu o seu domínio avassalador na estrada, nomeadamente na Volta a França e na Volta a Espanha, com o primeiro lugar nesse ‘ranking’, ‘roubando’ o estatuto de melhor formação mundial à Deceuninck-QuickStep. A UAE Emirates de Rui Costa e dos irmãos Ivo e Rui Oliveira ficou em terceiro.

No ‘ranking’ de países, Portugal surge na 13ª posição de uma hierarquia liderada pela França, que é secundada por Eslovénia e Bélgica.

 

Com Agência Lusa.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App