Profissionais de saúde homenageados no Dia Nacional francês. Governo anuncia aumento de salários na saúde

Publié le 14 juillet 2020

Governo francês anuncia aumento médio de 183 euros para enfermeiros e cuidadores. Profissionais de saúde serão homenageados hoje no Dia Nacional francês. Devido à crise sanitária, cerimónias militares serão reduzidas e limitadas à Praça da Concórdia.

Jean Castex

THOMAS SAMSON/GETTY IMAGES

O aumento representa um custo de quase oito mil milhões no total. Médicos em exclusividade no serviço público também são compensados

O governo francês vai disponibilizar quase oito mil milhões de euros para aumentar a remuneração dos profissionais de saúde no país. Enfermeiros e cuidadores receberão um aumento médio de 183 euros, numa medida que é vista como sendo de justiça básica, dados os esforços e riscos acrescidos que têm enfrentado durante a pandemia.

“Isto é, antes de mais, o reconhecimento daqueles que têm estado na linha da frente da luta contra esta epidemia”, disse o primeiro-ministro Jean Castex, citado pela France24, ao anunciar a medida, que resulta de negociações entre sindicatos e o governo.

Castex admitiu que a decisão já devia ter surgido há mais tempo – já há meses se notava uma dissonância entre o aplauso aos profissionais de saúde e a ausência de compensação pelos seus esforços extraordinários – assumindo uma quota de responsabilidade pessoal.

Nem todos os sindicatos assinaram o acordo, mas a medida pelo menos parece dar um sinal necessário. Além do aumento para os enfermeiros e os cuidadores, 450 milhões de euros irão para compensar médicos que trabalham exclusivamente no serviço público.

Os profisssionais do setor da saúde serão homenageados hoje na Praça da Concórdia, em Paris, durante as cerimónias para assinalar o Dia Nacional da França. Devido à crise sanitária, o tradicional desfile militar nos Campos Elísios será reduzido a uma cerimónia militar na Praça da Concórdia, durante a qual serão homenageados todos os que se têm batido contra o novo coronavírus.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background