O Dia Mundial do Fado comemora-se no dia 27 de novembro. Para assinalar a efeméride, a Rádio Alfa convida os ouvintes a ouvir este ALFA 10/13 especial.
O fado vive de sentimento e emoção. Nascido no final do século XIX, das dificuldades dos marginalizados de Portugal continental, o Fado encontrou rapidamente casa nos bairros pobres (como Alfama em Lisboa), em tabernas e bordéis, para se tornar hoje no género musical português por excelência. A palavra « fado » vem do latim fatum, ou seja, « destino », é a mesma palavra que deu origem às palavras portuguesas « fada », « fadario » ou ainda a expressão « correr o fado ».
Há várias explicações para a origem do fado de Lisboa. A primeira dentre elas remete para os cânticos dos mouros no Algarve (último reduto dos árabes em Portugal em 1249, e na Andaluzia onde os árabes permaneceram até aos finais do século XV). Outra explicação remete a origem do fado no despontar da imensa popularidade nos séculos XVIII e XIX da Modinha, um gênero musical de canção sentimental brasileira e portuguesa marcada pela influência da ópera italiana. Há quem afirma que o fado tem origem na síntese popular do Lundu (uma dança e canto de origem africana introduzido no Brasil provavelmente por escravos de Angola). Por fim, historiadores defendem a tese de que o fado terá nascido no Brasil e levado para Portugal, aquando do regresso da família real portuguesa após a ameaça napoleónica.
Uma coisa é certa: o fado foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO numa declaração aprovada no VI Comité Intergovernamental, realizado em Bali, na Indonésia, entre os dias 22 e 29 de novembro de 2011.
Ouça aqui uma hora do ALFA 10/13 do dia 27 de novembre de 2023 a homenagear o fado. Programa conduzido pelo jornalista Didier Caramalho: