Projeções. PSD/CDS perto da maioria absoluta na Madeira. PS claramente derrotado, Chega reforçado

Alfa

Nas projeções feitas após as eleições regionais de hoje na Madeira, o PS aparece com uma perda de entre 10 a 7 deputados – atualmente tem 19 eleitos e a projeção dá-lhe entre 9 a 12 deputados regionais.

A projeção da Universidade Católica para a RTP dá fortes hipóteses de maioria absoluta para a coligação PSD/CDS e aponta para a possibilidade de esta eleger entre 23 e 26 mandatos.

24 é o número deputados que dá a maioria. PSD/CDS estão, ao fim do dia, com projeções entre os 44% e os 48% dos votos.

Quanto ao PS, a queda parece grande. Os socialistas aparecem na projeção com entre 18% e 21% dos votos, o que lhe daria direito a apenas entre 9 e 12 deputados.

Segue-se como terceira força política o Juntos Pelo Povo (JPP) com 9 e 12%, e entre 4 a 6 deputados, o que seria um crescimento de um partido que conta atualmente com 3 deputados.

O Chega aparece como a quarta força política, podendo entrar no Parlamento com entre 3 a 5 deputados, o que seria uma vitória para o partido de André Ventura, que até agora não tinha representação parlamentar na região.

Mais quatro partidos tem hipóteses, segundo as projeções, de ter assento no Parlamento regional com um deputado – PCP, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e PAN. Recorde-se que o PCP tem atualmente 1 deputado na Madeira.

Article précédentEleições regionais da Madeira decorrem hoje com mais de 253 mil eleitores inscritos
Article suivantBenfica vence Portimonense por 1-3