« Provavelmente Steve Maia Caniço ». Autópsia esta manhã do corpo retirado do rio Loire

Foi provavelmente encontrado o corpo de Steve Maia Caniço, jovem lusodescendente de 24 anos, desaparecido na noite de 21 para 22 de junho depois de uma controversa carga policial durante a festa da música, em Nantes.

Cécile de Oliveira, advogada da família do lusodescendente, confirmou que « muito provavelmente » o corpo é o de Steve.  » A família está em estado de choque », acrescentou a advogada.

O corpo foi encontrado no rio Loire nesta segunda-feira, 29/07, segundo diversas fontes francesas.  No entanto, às 22h locais (menos uma hora em Lisboa), ainda não havia confirmação oficial de que o corpo tirado da água em estado de decomposição avançado é o do jovem animador escolar de Nantes.

Caniço desapareceu pouco depois da intervenção das forças da ordem para pôr fim a uma festa « tecno » que resultou em confrontos e dispersão com gás lacrimogéneo e balas de borracha . Na altura, cairam ao rio Loire 14 pessoas em circunstâncias ainda por esclarecer.

Amigos do jovem lusodescendente afirmaram então que Steve desapareceu no momento em que a polícia lançou o gás lacrimogéneo e disparou balas de borracha. Alguns receavam que ele se tivesse afogado.

O desaparecimento de Steve Maia Caniço deu origem a diversas críticas às autoridades, que foram acusadas de estarem pouco empenhadas em o encontrarem.

O próprio Presidente, Emmanuel Macron, teve de se pronunciar há dias sobre o caso, no dia 20/07, dizendo-se “muito preocupado” com o seu desaparecimento.

Interrogado por pessoas anónimas em Bagnères-de-Bigorre (Hautes-Pyrénées),  o chefe do Estado disse “estar muito preocupado com esta situação”.

“É preciso que o inquério seja levado até ao fim”, acrescentou então Macron antes de concluir assim:

“Mas é preciso não esquecer o contexto de violências no qual o nosso país viveu (…) a calma tem de voltar ao país”.

Article précédentProvavelmente encontrado corpo de Steve Maia Caniço, desaparecido a 21/06
Article suivantTrabalhou em França. Homem morto à pancada por reclamar ao ex-patrão dívida de mil euros