Quase 17 mil portugueses que tinham emigrado regressaram ao país no ano passado

Quase 17 mil portugueses que tinham emigrado regressaram ao país no ano passado, informa o jornal Expresso (expresso.pt).

« Do total de 72.700 pessoas que vieram viver para Portugal em 2019, cerca de um quarto são portugueses que estão de regresso ao país. É o maior número de retornos da última década. A emigração voltou a diminuir: saíram 28 mil portugueses no ano passado, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) ».

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e registam, escreve o Expresso, que « os regressos representam 23% das entradas em Portugal no ano passado ». Os restantes são estrangeiros, oriundos na maioria de países fora da União Europeia.

« O número de retornos em 2019 é o mais alto pelo menos da última década, com quase dois mil regressos a mais do que os registados no ano anterior. Os cerca de 17 mil regressos são de pessoas com naturalidade portuguesa, ou seja, que nasceram em Portugal. Se alargarmos às pessoas com nacionalidade portuguesa, que incluem luso-descendentes, então o número de entradas no ano passado sobe para 26.379 », acrescenta o jornal.

No que diz respeito às saídas de Portugal, no ano passado houve 28 mil portugueses a deixar o país com intenção de ficar fora por mais de um ano. Quase três em cada quatro (72%) optaram por um país da União Europeia como destino.

 

Article précédentEmpregos e profissões de amanhã. Pascal de Lima e o seu novo livro
Article suivantParis. Avião quebrou a barreira do som e provocou um enorme estrondo