(Fotografia de abertura AFP)
Patrícia Mamona, Jorge Fonseca, Fernando Pimenta e Pedro Picharro são atletas portugueses de grande mérito, reconhecido nacional e internacionalmente. Aqui ficam três linhas sobre cada um deles. São, todos, motivo de grande orgulho português.
.Patrícia Mbengani Bravo Mamona
Medalha de prata no triplo salto em Tóquio, nasceu em São Jorge de Arroios, em Lisboa, a 21 de novembro de 1988. É uma atleta do Sporting CP, de ascendência angolana. Tem vários títulos nacionais e internacionais no curriculo
.Jorge Ivayr Rodrigues da Fonseca
Medalha de bronze em judo em Tóquio (categoria de -100kg) nasceu no dia 30 de outubro de 1992 em São Tomé e Príncipe. Passou a viver em Portugal desde os 11 anos de idade, onde é atleta do Sporting CP. Tem vários títulos nacionais e internacionais no curriculo
.Fernando Ismael Fernandes Pimenta
Medalha de bronze em Tóquio em K1 1.000. É um canoísta português nascido a 13 de agosto de 1989 em Ponte de Lima. Tem vários títulos nacionais e internacionais no curriculo. Actualmente, é atleta do SL Benfica.
.Pedro Pablo Picharro
Medalga de ouro em Tóquio, Pedro Pablo Pichardo, ganhou de forma incontestável o concurso. Nasceu em Cuba a 30 de junho de 1993 e é naturalizado português desde há poucos anos. Com a nacionalidade cubana obteve duas medalhas de prata em Mundiais de atletismo. Com a nacionalidade portuguesa, venceu o europeu em pista cobefrta e é agora campeão Olímpico. É um atleta do SL Benfica.
Antes dos triunfos conquistados agora nos Jogos Olímpicos de Tóquio, todos eles ganharam, anteriormente, vários títulos internacionais, a diversos níveis e do maior relevo, para Portugal.
Merecem sem dúvida as homenagens que lhe são feitas, atualmente, ao mais alto nível, em Portugal, a começar pelo Presidente da República e pelo Primeiro-ministro. E também pelo povo português, que seguiu os seus percursos com grandes entusiasmo e paixão.