Rainha promulgou a lei: Reino Unido sai da UE a 31 de janeiro

Publié le 23 janvier 2020

Brexit: Rainha Isabel II promulga lei para saída do Reino Unido da UE a 31 de janeiro

CHRIS RADBURN/REUTERS

O contestado e adiado projeto de lei que formaliza a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi esta quinta-feira promulgado pela rainha Isabel II, viabilizando o ‘Brexit’ dentro de uma semana, a 31 de janeiro

 

Alfa/Expresso/Lusa

 

Ovice-presidente da Câmara dos Comuns, Nigel Evans, anunciou que o Projeto de Lei de Saída da UE recebeu o selo real, o que faz do texto lei.

O consentimento da rainha veio horas depois de o projeto ter concluído a sua passagem pelo Parlamento britânico, obtendo a aprovação da Câmara dos Lordes (câmara alta).

O Acordo de Saída precisa agora de ser votado e aprovado pelo Parlamento Europeu para o divórcio ser oficial, o que deverá acontecer na próxima semana.

Três anos e meio depois de o ‘Brexit’ ter sido decidido num referendo por 52% dos eleitores, em junho de 2016, o processo provocou uma crise política devido ao impasse no parlamento, que rejeitou três vezes o acordo negociado pela antiga primeira-ministra Theresa May e forçou o adiamento da saída.

Theresa May acabou por se demitir e foi substituída por Boris Johnson, que só conseguiu ultrapassar o impasse após as eleições legislativas de 12 de dezembro de 2019, as quais venceu com maioria absoluta.

“Às vezes parecia que nunca iríamos passar a linha de chegada do B’rexit’, mas conseguimos”, afirmou o atual chefe de governo.

A saída do Reino Unido da UE será oficialmente registada às 23:00 horas (GMT) de 31 de janeiro.

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background