‘Rentrée’ comunista arranca esta sexta-feira com festa do Avante e é a primeira de Raimundo como líder

‘Rentrée’ comunista arranca esta sexta-feira com festa do Avante e é a primeira de Raimundo como líder

 

Alfa/com Lusalinkedin sharing button
whatsapp sharing button
A Festa do Avante!, a ‘rentrée’ política do PCP, vai voltar à Quinta da Atalaia entre sexta-feira e domingo, e será a primeira de Paulo Raimundo desde que assumiu o cargo de secretário-geral.

As portas do evento, que decorre no Seixal (distrito de Setúbal), abrem na sexta-feira às 18:00.

O secretário-geral deverá marcar presença nos três dias, e no domingo fará o discurso de encerramento da Festa do Avante!, no tradicional comício que encerra ao som da « Carvalhesa ». Além de Paulo Raimundo, este comício vai contar também com discursos de Inês Guerreiro, da Comissão Política da Direção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) e Manuel Rodrigues, membro da comissão Política do Comité Central do PCP e diretor do Avante!, a publicação do partido.

Os próximos meses vão trazer dois desafios eleitorais ao partido – as eleições regionais na Madeira, ainda em setembro, e as eleições europeias, em junho do próximo ano. Nos últimos anos, o PCP tem visto os seus resultados eleitorais descerem.

Quando visitou o espaço da 47.ª Festa do Avante! para acompanhar a preparação do espaço e montagem das estruturas, o secretário-geral do PCP disse que o partido está “muito empenhado e com muita confiança” para estas eleições.

No entanto, Paulo Raimundo considerou que “aquilo que se vai colocar no dia 03 de setembro, logo a seguir à Festa, não são propriamente as batalhas eleitorais, é a batalha pela habitação, saúde, pelos salários, direitos, e contra esta injustiça e desigualdade”, numa antecipação dos temas que deverá abordar no domingo.

O líder comunista disse ter uma “ligação muito carinhosa” com esta iniciativa, que descreveu como “três dias mágicos”, de “grande alegria” e de “afirmação política e confiança no futuro”, tendo apelado à participação.

No que toca aos debates, o cartaz inclui uma discussão com o tema « Travar a privatização! Por uma TAP que faz falta ao país », que contará com intervenção do deputado que integrou a comissão parlamentar de inquérito, Bruno Dias, e os dirigentes Agostinho Lopes, Manuel Gouveia e Ricardo Costa.

A líder parlamentar do PCP, Paula Santos, e o deputado Duarte Alves, juntamente com os dirigentes Vasco Cardoso e Tiago Cunha constituem o painel com o tema « Quem paga e para que servem os impostos em Portugal? Por uma política de justiça fiscal ».

O antigo secretário-geral comunista Jerónimo de Sousa é um dos nomes do painel « Cumprir e fazer cumprir a Constituição », que contará também com intervenções da deputada Alma Rivera, do ex-líder parlamentar João Oliveira, além de Ana Tarrafa e Rui Dinis.

O tema da saúde estará também em destaque na Festa do Avante!, com o debate « Reforçar o SNS, garantir o acesso à saúde », que contará com intervenções de Bernardino Soares, João Dias, Isabel Barbosa, Patrícia Machado e André Gomes, e na cidade da juventude vai debater-se « A juventude e a Saúde Mental: problemas e soluções ».

Está previsto ainda um painel sobre « A intervenção dos deputados do PCP: ‘Contigo todos os dias – a tua voz no Parlamento Europeu' ».

No espaço central será possível visitas duas exposições, uma sobre os 50 anos da revolução – « 25 de Abril, uma revolução libertadora » – e outra sobre e os 100 do Carnaval de Torres Vedras – « Carnaval de Torres Vedras – Tradição popular. Sátira política e crítica social ».

Os 50 anos do 25 de Abril vão estar em destaque nesta Festa do Avante!. Além da exposição, conversas e a apresentação de livros, este certame político-cultural do jornal comunista vai contar também com concertos dedicados a esta celebração.

Agir vai subir ao palco 25 de Abril, no domingo, pelas 21:30, para um « concerto de homenagem ao cancioneiro do 25 de Abril, aos seus poetas e aos seus músicos de intervenção que marcaram essa época, como José Afonso, Sérgio Godinho ou Fausto ». Terá como convidados Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho.

No mesmo palco, mas na sexta-feira, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo, e com o Coro Sinfónico Lisboa Cantat vão tocar « Música para a libertação do povo português », um concerto que vai incluir orquestrações de duas melodias passadas na rádio pelo Movimento das Forças Armadas durante o golpe militar.

Além destes, será possível ouvir também artistas como Jorge Palma com Rui Reininho, Rodrigo Leão, Tim com Ensemble Ibérico, A Garota Não com Luca Argel, África Negra, Bateu Matou, Mimicat, Nenny, Ricardo Ribeiro e ainda a Orquestra do Hot Club de Portugal com Selma Uamusse.

Na programação desportiva, estão previstos torneiros de futsal e de malha, jogos tradicionais, matraquilhos, hóquei em patins e um sarau gímnico, entre outras modalidades.

Article précédentSorteio Liga dos Campeões
Article suivantEnsino do português no estrangeiro, cinema, teatro, lítio. Os destaques do Passagem de Nível de 3/09