Resumo. FC Porto segue lider isolado, Benfica ‘afunda’ na Luz após ter estado a vencer por dois golos

Casa Pia player, Renato Nhaga (L), celebrates after scoring a goal against Benfica, during the Portuguese First League soccer match at Luz stadium in Lisbon, Portugal, 09 November 2025. RODRIGO ANTUNES/LUSA

O FC Porto manteve hoje, após a 11ª jornada, a liderança isolada da I Liga de futebol graças ao médio dinamarquês Victor Froholdt, que assegurou o triunfo no difícil campo do Famalicão, por 0-1.

Por algumas horas, o Sporting chegou a igualar os ‘dragões’ no topo do campeonato, depois de vencer no sábado por 2-1 o Santa Clara nos Açores, mas a equipa do italiano Francesco Farioli continua praticamente imparável na competição, somando a 10.ª vitória, terceira seguida, numa campanha em que até agora apenas cedeu um empate.

Tudo igual nos dois primeiros da frente, mas que agora passaram agora a ter uma vantagem maior sobre o Benfica, já que os ‘encarnados’, horas depois da reeleição do presidente Rui Costa, foram surpreendidos na Luz pelo Casa Pia (2-2), num encontro em que a formação de José Mourinho deixou fugir dois golos de vantagem.

FC Porto segue assim com 31 pontos, seguido do Sporting, com 28, e do Benfica, que ficou mais longe dos dois eternos rivais com 25.

Froholdt, cada vez mais a ganhar protagonismo no FC Porto e também na I Liga, fez o único golo dos ‘dragões’, aos 36 minutos, perante um Famalicão, quinto classificado, que vinha de duas vitórias seguidas e cinco jogos consecutivos sem perder.

O dia acabou com a vitória para os portistas, mas também com dois novos ‘inquilinos’ no departamento médico do clube, já que Jan Bednarek e Borja Sainz saíram lesionados do encontro.

Quando se esperava um noite calma no Estádio da Luz, em Lisboa, depois de várias semanas de uma campanha eleitoral bastante intensa, o novo mandato de Rui Costa arrancou com um deslize totalmente inesperado perante o Casa Pia, emblema 15.º classificado da prova e sem treinador principal (Gonçalo Brandão é o interino) depois do despedimento de João Pereira.

O ucraniano Sudakov, aos 17 minutos, e Pavlidis, aos 60, na conversão de uma grande penalidade, deixaram tudo encaminhado para a vitória ‘encarnada’, ainda mais com o avançado grego a destacar-se ao topo da lista de melhores marcadores, agora com nove golos.

A diferença foi reduzida aos 65 minutos, num lance infeliz (e também caricato) de Tomás Araújo, que fez autogolo, e Renato Nhaga ‘gelou’ o Estádio da Luz nos descontos, aos 90+2.

Além de ficar mais longe do primeiro lugar, a equipa de José Mourinho podia muito bem ter sido igualada pelo Gil Vicente no terceiro posto, mas o Gil Vicente acabou também deixar fugir a vitória, mas no campo do AVS (1-1), o último classificado e equipa ainda sem qualquer vitória (tem apenas três pontos).

O médio espanhol Santi García adiantou a equipa de Barcelos logo aos cinco minutos, mas o avançado brasileiro Nenê, com os seus 42 anos, fixou a igualdade, aos 87, e impediu a equipa de César Peixoto fazer história na 11.ª ronda do campeonato.

O técnico gilista ficou ainda a ‘chorar’ uma grande penalidade falhada pelo goleador Pablo (leva oito) no final da primeira parte, com o Gil a seguir assim com 23 pontos no quarto posto.

No Minho, o Sporting de Braga regressou às vitórias ao receber e bater por 2-1 o vizinho Moreirense, equipa que tem deixado boa imagem nesta primeira volta.

Os bracarenses, que tinham perdido na ronda anterior no terreno do líder FC Porto (2-1), venceram com golos de Rodrigo Salazar, aos 13 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e de Ricardo Horta, aos 71, e são sétimos, com 16 pontos, precisamente atrás do Moreirense, sexto com 18.

Na Reboleira, nas contas pela manutenção e por tentar fazer uma época tranquila, Estrela da Amadora e Nacional empataram 1-1, com o cabo-verdiano Lopes Cabral, depois do ‘hat-trick’ na vitória no terreno do Casa Pia (5-3), a voltar a marcar para a equipa da casa.

Cabral converteu uma grande penalidade, aos 63 minutos, já depois de José Gomes ter dado vantagem aos madeirenses, aos 40.

O Estrela da Amadora somou o segundo jogo sem perder e ocupa o 13º lugar, com os mesmos 11 pontos de Santa Clara e Alverca, todos com menos um do que o Nacional, que não vence há três jornadas e está em 10º, empatado com o Rio Ave.

 

Resultados da 11ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

– Sexta-feira, 07 nov:

Estoril Praia – Arouca, 4-3 (2-2 ao intervalo)

– Sábado, 08 nov:

Alverca – Rio Ave, 1-1 (0-1)

Tondela – Vitória de Guimarães, 0-1 (0-0)

Santa Clara – Sporting, 1-2 (1-1)

– Domingo, 09 nov:

AVS – Gil Vicente, 1-1 (0-1)

Estrela da Amadora – Nacional, 1-1 (0-1)

Famalicão – FC Porto, 0-1 (0-1)

Sporting de Braga – Moreirense, 2-1 (1-0)

Benfica – Casa Pia, 2-2 (1-0)

Programa da 12ª jornada (horas em Lisboa):

– Sexta-feira, 28 nov:

Vitória de Guimarães – AVS, 20:15

– Sábado, 29 nov:

Casa Pia – Alverca, 15:30

Moreirense – Famalicão, 15:30

Nacional – Benfica, 18:00

Gil Vicente – Tondela, 20:30

– Domingo, 30 nov:

Rio Ave – Santa Clara, 15:30

Sporting – Estrela da Amadora, 18:00

FC Porto – Estoril Praia, 20:30

– Segunda-feira, 1 dez:

Arouca – Sporting de Braga, 20:15

 

Article précédent« PASSAGE À NIVEAU » – 09 novembro de 2025
Article suivantGreve geral « incompreensível ». Montenegro diz que greve geral apenas serve interesses políticos de PCP e PS