Ronaldo lamenta que liga portuguesa seja tratada um pouco como um « circo »

Portugal national team soccer player Cristiano Ronaldo attends a press conference during the preparations for the qualifying stage for the UEFA Euro 2024, in Oeiras, outskirts of Lisbon, Portugal, 06 September 2023. Portugal prepares for the matches against Slovakia and Luxembourg for UEFA EURO 2024 qualifiers. RODRIGO ANTUNES/LUSA

O capitão da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, afirmou hoje que há “demasiada polémica” na I Liga de futebol e lamentou que a competição esteja a ser tratada um pouco como um “circo”.

“Eu achava que Portugal podia entrar no top 4, top 5 das melhores ligas. Mas, assim não vai lá. Não digo nunca, mas vai ser difícil. Por exemplo, neste momento, a liga árabe é melhor do que a liga portuguesa. Não tem tanto barulho e a qualidade dos jogadores é maior. Aqui, a liga (portuguesa) está a ser tratada um pouco como um circo”, afirmou Cristiano Ronaldo.

O avançado do Al Nassr falava aos jornalistas em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, minutos antes de mais um treino de Portugal, que está a preparar o duelo de sexta-feira com a Eslováquia, de apuramento para o Euro2024.

“Polémicas há em todos os campeonatos, mas em Portugal há muita. Isso é mau, muito mau. Espero que isso possa ser retificado o mais rápido possível. Fala-se muito pouco de futebol. Leio um jornal e as primeiras três noticias são polémicas fora de futebol. O mais importante é uma má noticia. Todos opinam sobre futebol”, frisou.

Sobre a ida, esta época, de vários jogadores de renome para a Arábia Saudita, Ronaldo mostrou-se orgulhoso por ter sido o “pioneiro” e lembrou que, no início, todos o apontavam com um “maluquinho” por ter tomado a decisão de assinar pelo Al Nassr.

“Toda gente pensava que era maluquinho. Pois, o maluquinho já não é tão maluquinho agora. Agora, já é normal jogar na liga árabe. Eu sabia que isto ia acontecer e fico contente por estar a ajudar a mudar uma cultura. Quero que a liga árabe continue a evoluir nos próximos anos para ser liga top”, confessou o jogador de 38 anos.

Apesar de estarem a atuar em continentes diferentes, Ronaldo abordou a sua rivalidade com o argentino Lionel Messi (agora no Estados Unidos) nas últimas duas décadas e considerou que ambos mudaram a “história do futebol” durante esse período.

“Mudámos a história e continuamos a mudar. Somos respeitados em todo o mundo. Cada um faz o seu caminho. Ele está bem nos Estados Unidos, eu tenho as coisas bem na Arábia Saudita. Não posso dizer que somos amigos, nunca jantei com ele. Mas respeitamo-nos mutuamente”, referiu.

Esta temporada, Ronaldo leva 12 golos em 11 jogos pelo Al Nassr e já marcou cinco em quatro encontros de Portugal na fase de apuramento para o próximo Europeu, que vai decorrer em 2024 na Alemanha.

 

Com Agência Lusa.

 

Article précédentPatrick Burensteinas sur Radio Alfa
Article suivantPlaneta vive “risco real de fragmentação” com crises profundas – António Guterres