Zelensky recusa receber Guterres em Kiev. A visita do secretário-geral da ONU à cimeira dos BRICS, na Rússia, onde voltou a apelar à paz na Ucrânia e no Médio Oriente, irritou o Governo em Kiev e também a viúva de Alexei Navalny, que acusou Guterres de apertar a mão a um “homicida”.
O Presidente ucraniano intensificou esta sexta-feira as suas críticas ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, que tem sido atacado pelos aliados da Ucrânia por ter levado a sua mensagem de paz à cimeira dos BRICS, na Rússia, e por ter conversado com Vladimir Putin.
Segundo o site Politico e a agência AFP, vários oficiais ucranianos avançaram que Volodymyr Zelensky não gostou do aperto de mão entre Guterres e o Presidente russo, e a imagem de ambos a cumprimentarem-se na cimeira em Kazan motivou essa deterioração da relação entre Zelensky e o português.
“Ele deu-lhe [a Putin] um aperto de mão. Ele sorriu. Foi-lhe pedido que promovesse a cimeira dos BRICS ainda mais. Ele foi usado por eles, e pareceu feliz ao fazê-lo” comentou um desses oficiais ucranianos, em declarações ao site Potítico.
Alfa/ com Lusa e Expresso