O selecionador português de futebol, Fernando Santos, lamentou hoje a lesão de Danilo Pereira, que vai falhar os próximos jogos na fase de grupos do Mundial2022, e revelou que o “monstro” Pepe vai ser titular com o Uruguai.
“Estávamos a treinar bolas paradas defensivas e, no meio de uma embrulhada, ele [Danilo] gritou. Fomos ver o que se passava. No início, não parecia nada de especial. Estava com algumas dificuldades para respirar, mas acabou por recuperar a respiração. Achámos que não seria nada importante, mas, por precaução, foi ao hospital fazer exames e a conclusão foi essa”, afirmou o técnico.
Fernando Santos, que falava em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Uruguai, da segunda jornada do Grupo H, referia-se à ausência de Danilo, que no sábado sofreu uma fratura nas costelas durante o treino de Portugal e já não deverá voltar a jogar na fase de grupos.
“É uma baixa. Estamos todos muito tristes. Se ainda pudermos contar com ele, melhor, mas temos três centrais e outros jogadores que também podem jogar ali”, referiu.
Na mesma conferência de imprensa, Fernando Santos foi instado a comentar a influência de Pepe na equipa, tendo definido o internacional luso como “um monstro” e adiantado logo que será o jogador do FC Porto a ocupar a posição de Danilo no eixo defensivo.
“Vai jogar amanhã [segunda-feira]”, confirmou Santos, depois de já ter abordado as situações físicas de Nuno Mendes e Otávio: “Vamos ver se evoluem no treino de hoje. Hoje, de manhã, ainda estávamos a fazer tratamento”.
Mundial2022: Bernardo desconfia do Uruguai, mas a “base” criada dá garantias
O médio Bernardo Silva disse hoje não saber o que esperar do Uruguai, no encontro da segunda jornada do Grupo H do Mundial2022 de futebol, porém mostrou-se confiante na “base construída para Portugal poder chegar longe”.
“O Uruguai tem um ponto. Não sabemos se vem à procura de pressionar mais alto ou se vem dar mais iniciativa de jogo. É diferente do Gana e é estar preparado para qualquer cenário. Podem dar iniciativa e no final arriscar, ou começar logo a pressionar. Reagir da melhor maneira às dificuldades que nos puserem”, declarou Bernardo Silva, durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo de segunda-feira, no Estádio Lusail.
Contudo, independentemente da forma como a equipa de Diego Alonso se vai apresentar, o jogador do Manchester City, de Inglaterra, confia na base até aqui construída pelos lusos.
“A base que esta seleção tem vindo a construir é a base correta para chegarmos longe nesta competição. Seguimos confiantes com o trabalho que temos feito”, expressou.
O médio sul-americano Fede Valverde, que se notabilizou ao serviço do Real Madrid, mereceu elogios do português, que destacou as suas qualidades.
“Um jogador difícil de travar, que trabalha muito para a equipa, muito forte fisicamente e que conhecemos bem. Atualmente é um dos melhores médios do mundo, não só com bola, mas também sem bola, porque faz movimentos de sacrifício para criar espaços para os companheiros. Obviamente que pode criar algumas dificuldades”, analisou.
Por fim, deu o mote para anular as adversidades uruguaias, nomeadamente quando Portugal perder, eventualmente, a posse de bola.
“[Precisamos] de segurança na circulação, de ter reação à perda, saber que estamos a atacar e, se perdemos a bola, controlar os jogadores que estão nas costas, que são perigosos e que podem causas danos”, concluiu.
Nuno Mendes regressa no derradeiro treino, Otávio e Danilo fora
O defesa Nuno Mendes regressou hoje aos treinos de Portugal, na véspera do embate com o Uruguai, para a segunda jornada do Grupo H do Mundial2022, enquanto o defesa Danilo e médio Otávio, lesionados, falharam o apronto.
Antes de ter início a derradeira sessão de treino, a comitiva lusa reuniu-se no centro do campo para cumprir um minuto de silêncio em memória de ‘Bibota’ Fernando Gomes, antigo avançado internacional português, que morreu no sábado aos 66 anos, devido a doença prolongada.
No relvado do centro de treinos de Al-Shahaniya, situado nos arredores de Doha, a grande novidade foi a presença do lateral esquerdo do Paris Saint-Germain, que recuperou dos problemas físicos que o afastaram da vitória com o Gana (3-2), na quinta-feira.
Já Danilo, também do PSG, e Otávio, do FC Porto, marcaram presença, mas não se treinaram, visto que vão prosseguir com os trabalhos de recuperação às respetivas lesões, estando, por isso, fora do jogo com os sul-americanos.
Danilo sofreu uma lesão nas costelas no apronto de sábado, enquanto Otávio saiu tocado da vitória com o Gana (3-2) e ainda não treinou no relvado.
Durante os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas, o grupo liderado pelo selecionador Fernando Santos foi dividido em dois, para a realização dos habituais exercícios de aquecimento com bola, enquanto os três guarda-redes trabalharam junto de uma das balizas.
A equipa das ‘quinas’ defrontará o Uruguai na segunda-feira, às 20:00, e a Coreia do Sul, de Paulo Bento, em 02 de dezembro, pelas 16:00.
Portugal, que venceu o Gana (3-2), na estreia, lidera o grupo, com três pontos, à frente de Coreia do Sul e Uruguai, ambos com um ponto, enquanto os ganeses, que defrontam os sul-coreanos no mesmo dia, seguem a ‘zeros’.
A 22ª edição do Campeonato do Mundo decorre até 18 de dezembro, no Qatar.
Com Agência Lusa.