Alfa
(Foto de abertura -Direitos Reservados- publicada pelo jornal CM)
Portugal recebeu no domingo passado um grupo de 80 afegãos, a maioria jogadoras da equipa de futebol feminino. A notícia foi revelada em comunicado oficial, na segunda-feira, pelo próprio Governo português, nestes termos:
« Portugal recebeu um grupo de 80 pessoas de nacionalidade afegã, na sua maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos recebidos na sequência da emergência humanitária no Afeganistão.
A chegada deste grupo resulta de uma operação conjunta que envolveu as autoridades nacionais e norte-americanas, tendo os 80 cidadãos sido acolhidos provisoriamente em unidades de acolhimento da Grande Lisboa, devendo ser transferidos, posteriormente, para habitações autónomas de Norte a Sul do País ».
Ontem à noite, o jornal Correio da Manhã informou que as meninas futebolistas têm entre 14 e 16 anos e que sonham conhecer CR7. « São jovens, entre os 14 e os 16 anos e deixaram ‘tudo para trás’. No país natal, estavam proibidas de praticar desporto », acrescentou o CM.
Na realidade segundo a Lusa, trata-se de um grupo de refugiados composto, sobretudo, por atletas de futebol feminino e respetivas famílias.
Com estes novos 80, é agora de 178 o número total de cidadãos afegãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou o Governo.
O CM diz que « à chegada a Portugal, as atletas falaram à agência AP (Associated Presse) através de um tradutor. Querem continuar a jogar futebol e esperam poder conhecer Cristiano Ronaldo, uma referência para todas elas, que sabem ser natural do país que agora as acolheu ».