O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas manifestou hoje « grande pesar » pela morte do Comendador José Baptista de Matos, destacado emigrante português em França e fundador da Associação Portuguesa de Fontenay-sous-Bois.
Na nota de pesar, o Secretário de Estado José Luís Carneiro refere que foi pela mão do Comendador José Baptista de Matos que foi fundada a Associação Portuguesa de Fontenay-sous-Bois, que concretizou a geminação desta cidade com a Marinha Grande (Leiria) e que promoveu a construção de um ilustre monumento ao 25 de Abril.
« Gostaria igualmente de recordar o valioso contributo do Comendaor José Batista de Matos enquanto Conselheiro das Comunidades Portuguesas, durante oito anos, período em que promoveu importantes iniciativas de cariz cultural ».
José Luís Carneiro realça ainda o empenho, determinação, altruísmo e dedicação do Comendador José Batista de Matos na promoção dos valores que contribuíram para a aproximação dos seus concidadãos em França e para o enaltecimento de Portugal no estrangeiro.
O secretário de Estado termina a nota de pesar enviando « sinceras condolências » à família, amigos e aos responsáveis de todas as entidades a que o Comendador José Batista de Matos esteve ligado.
Alfa/Lusa.