Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, considerou hoje que a sua equipa está em « boa posição » para se apurar para os oitavos de final da Liga do Campeões de futebol, mas assumiu « que ainda nada está decidido ».
Na antevisão ao jogo de quarta-feira, frente aos franceses do Marselha, da quarta jornada do Grupo C da competição, o técnico dos ‘dragões’ considerou que os seis pontos conquistados nas três primeiras rondas dão algum conforto aos objetivos da equipa, mas classificou este embate com o conjunto gaulês de « decisivo ».
« Esperava ter nove pontos, porque fizemos três jogos, independentemente das equipas que defrontámos. Mas estamos numa boa posição para passar aos oitavos [de final]. O resultado desta partida pode ser extremamente importante nesse sentido », disse o treinador do FC Porto.
Sérgio Conceição mostrou-se consciente de que o Marselha, treinado pelo português André Villas-Boas, ainda sem pontuar neste grupo, já não tem margem de erro para ambicionar uma qualificação, e, por isso, antevê um duelo « com muitas dificuldades » para a sua equipa.
« O Marselha tem aqui, talvez, a última possibilidade de manter a viva a chama de passar aos oitavos. É uma equipa que, se vencer os dois jogos em atraso que tem no campeonato francês, será líder. Só isso diz a dificuldade que vamos ter. Não estou a baixar a expectativa de ir ganhar o jogo a Marselha, mas nada está decidido », vincou o técnico dos ‘dragões’.
O treinador dos ‘azuis e brancos’ admitiu que as críticas que o adversário desta quarta-feira tem recebido em França, por ainda não ter pontuado na Liga do Campeões, podem dar um alento especial ao Marselha, algo para que o FC Porto « tem de estar preparado ».
« Têm bons jogadores e um treinador não desconhecido, mas as críticas são normais num clube com a dimensão do Marselha. Creio até que as críticas podem funcionar ao contrário, no sentido de os motivarem a dar uma resposta. Vamos preparados para todos os cenários », assumiu Sérgio Conceição.
Questionado sobre a possibilidade de utilizar uma dupla atacante formada por Marega e Taremi, Sérgio Conceição não descartou essa hipótese, embora vincando que as opções que toma são sempre « dentro do equilíbrio que se pretende para a equipa ».
« O treinador olha para a equipa e quer sempre um grupo muito capaz, competente e que ganhe jogos. É normal que os adeptos prefiram um ou outro, mas acho que não tenho escolhido mal. Não quero puxar dos galões, mas em três anos ganhámos duas vezes o título e estivemos nos oitavos e quartos de final da Liga dos Campeões », lembrou o treinador.
Para o desafio em Marselha, Sérgio Conceição admitiu que « é quase impossível » o defesa central Pepe recuperar de lesão, embora integre a comitiva que viajará para França, ao contrário do defesa Marcano e do guarda-redes Mbaye, ainda a recuperarem de lesões.
O FC Porto, segundo classificado do Grupo C, com seis pontos, joga na quarta-feira no reduto do Marselha, quarto, ainda em ‘branco’, numa partida agendada para as 21:00, que terá arbitragem do sueco Andreas Ekberg.
Com Agência Lusa.